TICE orientadas a indivíduos com TA

uma revisão narrativa e seus apontamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36040

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão, Transtornos de Aprendizagem, Estratégias Educativas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre o tema Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), aplicadas no apoio pedagógico a indivíduos com Transtornos de Aprendizagem (TA). Trata-se de uma pesquisa na modalidade revisão bibliográfica, com características qualitativas e descritivo-analíticas, que culminou no mapeamento teórico-conceitual do tema. Os resultados apontam muitas possibilidades de uso de TICE em situações de ensino-aprendizagem para estudantes com TA. Contudo, em geral, a voz do docente e a sua perspectiva, enquanto usuário de TICE como mediadora deste tipo de trabalho pedagógico, não ficam claros nos estudos.

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Biografia do Autor

Jackeline Neres Bellucci, Universidade de Brasília, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Enfermagem pela UnB (2016). Membro dos grupos de pesquisa da UnB: Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco), e Núcleo de Estudos em Educação, Promoção em Saúde e Projetos Inclusivos (Nesprom). E-mail: jackelineneres.88@gmail.com

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do grupo Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação. E-mail: glacerda@unb.br

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Arquivos adicionais

Publicado

21.05.2021

Como Citar

Neres Bellucci, J., & Lacerda Santos, G. . (2021). TICE orientadas a indivíduos com TA: uma revisão narrativa e seus apontamentos. Linhas Crí­ticas, 27, e36040. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36040

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