TICE orientadas a indivíduos com TA

uma revisão narrativa e seus apontamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36040

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão, Transtornos de Aprendizagem, Estratégias Educativas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre o tema Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), aplicadas no apoio pedagógico a indivíduos com Transtornos de Aprendizagem (TA). Trata-se de uma pesquisa na modalidade revisão bibliográfica, com características qualitativas e descritivo-analíticas, que culminou no mapeamento teórico-conceitual do tema. Os resultados apontam muitas possibilidades de uso de TICE em situações de ensino-aprendizagem para estudantes com TA. Contudo, em geral, a voz do docente e a sua perspectiva, enquanto usuário de TICE como mediadora deste tipo de trabalho pedagógico, não ficam claros nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline Neres Bellucci, Universidade de Brasília, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Enfermagem pela UnB (2016). Membro dos grupos de pesquisa da UnB: Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco), e Núcleo de Estudos em Educação, Promoção em Saúde e Projetos Inclusivos (Nesprom). E-mail: jackelineneres.88@gmail.com

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do grupo Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação. E-mail: glacerda@unb.br

Referências

Amaral, N. C., & Costa, P. C. (2011). A informática como auxiliar no tratamento da dislexia. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, (17). http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/2UmPlqNrqbStF54_2013-7-10-14-34-31.pdf

American Psychiatric Association (APA). (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Artmed. http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf

American Psychological Association (APA). (2020). Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition. APA Style.

Amplifica. (2020). Ferramentas digitais para novas práticas pedagógicas. https://amplifica.me/experiencia-sucesso/ferramentas-digitais-para-novas-praticas-pedagogicas/

Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). (2017). Grupos que pesquisam EaD no Brasil. Em V. M. Kenski. São Paulo. http://abed.org.br/congresso2017/Grupos_que_pesquisam_EAD_no_Brasil.pdf

Avila, L. A. B. (2017). Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de discalculia. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional TEDE PUCRS. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7451

Bellucci, J. N., & Lacerda Santos, G. (2020). As Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão como mediadoras do processo de ensino/aprendizagem na superação das limitações ocasionadas por transtornos de aprendizagem. Em A. Versuti (Org.). Tertúlia de Ensaios e Poéticas sobre Educação, Tecnologias e Comunicação (281). Ria Editorial. http://www.riaeditorial.com/index.php/tertulia-de-ensaios-e-poeticas-sobre-educacao-tecnologias-e-comunicacao/

Borgato, J. S., Lima Paniago, M. C., & Morales-Morgado, E. M. (2020). Pensar o professor de educação online em tempos de cibercultura. Linhas Críticas, 26, 1–24. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30960

Castro, M. V. de, Bissaco, M. A. S., Panccioni, B. M., Rodrigues, S. C. M., & Domingues, A. M. (2014). Effect of a virtual environment on the development of mathematical skills in children with dyscalculia. Plos One, 9(7). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0103354

Castro, M. V. de. (2011). Ambiente virtual para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem em matemática. [Tese de doutorado, Universidade de Mogi das Cruzes]. Repositório Institucional da UMC. http://pergamumweb.umc.br/pergamumweb/vinculos/000000/0000002a.pdf

Cezarotto, M. A. (2016). Recomendações para o design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/42817

Cidrim, L., Braga, P. H. M., & Madeiro, F. (2018). Desembaralhando: um aplicativo para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas. Revista CEFAC, 20(1), 13–20. https://doi.org/10.1590/1982-0216201820111917

Conte, E. (2021). A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Críticas, 27, 1-19. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30350

Domingues, A. M., Castro, M. V., Machado, H. P., & Bissaco, M. A. S. (2012). Sistema computadorizado para motivar crianças com transtorno na expressão escrita. Anais do XXIII CBEB - Congresso Brasileiro em Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. http://www.sbeb.org.br/site/wp-content/uploads/XXIIICBEB2012Vol2.pdf

Faria, T. de C. C. de, Moreira, A. M., Júnior, P. dos S. P., & Gomes, C. A. dos S. (2019). Transtornos de aprendizagem e percepção docente: análise em escolas sul mineiras. Revista EDaPECI, 19(2), 96–107. https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/10855

Fletcher, J. M., Lyons, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2009). Transtornos de aprendizagem: da identificação à prevenção. Artmed.

Franceschini, B. T., Aniceto, G., Oliveira, S. D. de, & Orlando, R. M. (2015). Distúrbios de aprendizagem: disgrafia, dislexia e discalculia. Educação, Batatais, 5(2), 95–118. https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=/upload/cms/revista/sumarios/399.pdf&arquivo=sumario5.pdf

Kennedy, E., Laurillard, D., Horan, B., & Charlton, P. (2015). Making meaningful decisions about time, workload and pedagogy in the digital age: the course resource appraisal model. Distance Education, 36(2), 177-195. https://doi.org/10.1080/01587919.2015.1055920

Kenski, V. M., & Lacerda Santos, G. (2019). Qualitative research on educational technology in latin america. Oxford Research Encyclopedia of Education, 1, 1-18. https://www.researchgate.net/publication/336312796_Qualitative_Research_on_Educational_Technology_in_Latin_America

Lacerda Santos, G. (2010). Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Em G. Lacerda Santos, & J. B. F. de Andrade (Orgs.). Virtualizando a escola: migrações docentes rumo à sala de aula virtual (pp.15-36). Liber Livros.

Lacerda Santos, G. (2014). Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso. Educar em Revista, (52), 275-290. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36096

Lacerda Santos, G. (2016) Funções dos materiais didáticos para situações de educação a distância, mediadas por tecnologia digitais de informação, comunicação e expressão. Anais do SIED-EnPED, São Carlos, São Paulo, Brasil. http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1055

Lacerda Santos, G. (2018). A ciência da computação e a investigação aplicada a possibilidades emergentes das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE): ensaio sobre uma situação problemática. Revista Educaonline, 12(2). http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=987&path%5B%5D=836

Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2010). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.

Lausch, S. M. Z., & Pereira, A. S. (2011). As TICS e o lúdico na aprendizagem como auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico para alunos com necessidades especiais. [Artigo apresentado ao curso de mídias na educação, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2574

Leite, A. (2016, outubro 14). Aramumo: aplicativo para distúrbio de aprendizagem. Reab. http://www.reab.me/aramumo-aplicativo-para-disturbio-de-aprendizagem

Lima, D. de J., & Versuti, A. C. (2018). Narrativa transmídia e educação: praticando a leitura e a escrita de gêneros textuais. Editora UFS.

Lima, I. de A. (2015). Ambiente Virtual para Auxiliar na Minimização do Transtorno de Expressão Escrita de Crianças. [Dissertação de mestrado, Universidade de Mogi das Cruzes] Repositório da UMC. http://pergamumweb.umc.br/pergamumweb/vinculos/000001/00000136.pdf

Matos, L. I. B. de, Ferreira, A. R. B., Porto, R. A., & Oliveira, A. C. S. de. (2018). Aleph Kids: construção de jogo educacional como ferramenta auxiliadora na aprendizagem da linguagem escrita. Anais do VIII CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, São Paulo, Brasil. https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/aleph-kids--construcao-de-jogo-educacional-como-ferramenta-auxiliadora-na-aprendizagem-da-linguagem-escrita

Nascimento, L. M. C. T., & Garcia, L. A. M. (2015). Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão. RBECT, 8(3). https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826

Neto, J. C., & Blanco, M. B. (2017). O uso das tecnologias digitais educacionais para auxiliar pessoas com discalculia: uma abordagem no contexto educacional. Revista Espacios, 38(60), 29. https://www.revistaespacios.com/a17v38n60/17386029.html

Pacheco, R. J. C. (2019). Ortografar: desenvolvimento de um jogo digital sério para crianças com défice na expressão escrita. [Dissertação de mestrado, Universidade Nova de Lisboa]. Repositório Institucional da Universidade Nova. http://hdl.handle.net/10362/76574

Rodrigues, E. S. G. (2018). Intervenções com uso de tecnologias no ensino superior para estudantes disléxicos. Revista Humanidades e Inovação, 5(9). https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/824

Rodrigues, S. das D., & Ciasca, S. M. (2016). Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Revista Psicopedagogia, 33(100), 86-97. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100010&lng=pt&tlng=pt

Shaywitz, S. (2005). Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Artmed.

Teixeira, F. de A. L. (2018). O uso de tecnologia assistiva com alunos disléxicos. [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório Institucional da UL. http://hdl.handle.net/10451/37778

Tucci, R., Principe, G., Moroni, D., & Morosini, P. (2019). Dal Suono Al Segno: il trattamento della disortografia a fini diagnostici e riabilitativi. Erickson, 16(1), 25–44. http://www.lineeguidadsa.it/trattamento/Tucci_Dislessia_1-19.pdf

Vargas, N. A. V., Niño Vega, J. A., & Fernández Morales, F. H. (2020). Aprendizaje basado en proyectos mediados por tic para superar dificultades en el aprendizaje de operaciones básicas matemáticas. Revista Boletín Redipe, 9(3), 167-180. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i3.943

Viana, F. C. de A., Medeiros, J. M. de, Souza, H. J. C. de, Simões, D. A. da S., & Viana, M. A. de A. (2014). Uso de aplicativos de smartphones para discalculia operacional. Anais do CINTEDI - Congresso Internacional de Educação e Inclusão. Cabedelo, Paraíba, Brasil. https://document.onl/documents/uso-de-aplicativos-de-smartphones-para-corretamente-o-valor-de-numeros-com.html

Wilson, A. J., Dehaene, S., Pinel, P., Revkin, S. K., Cohen, L., & Cohen, D. (2006a). Principles underlying the design of "The Number Race", an adaptive computer game for remediation of dyscalculia. Behavioral and Brain Functions, 2(19). https://doi.org/10.1186/1744-9081-2-19

Wilson, A. J., Revkin, S. K., Cohen, D., Cohen, L., & Dehaene, S. (2006b). An open trial assessment of "The Number Race", an adaptive computer game for remediation of dyscalculia. Behavioral and Brain Functions, 2(20). https://doi.org/10.1186/1744-9081-2-20

Arquivos adicionais

Publicado

21.05.2021

Como Citar

Neres Bellucci, J., & Lacerda Santos, G. . (2021). TICE orientadas a indivíduos com TA: uma revisão narrativa e seus apontamentos. Linhas Crí­ticas, 27, e36040. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36040

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.