A Língua Portuguesa na escola ontem e hoje

Autores/as

  • Vanessa Souza da Silva Faculdade Arthur Sá Earp Neto - RJ
  • Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3548

Palabras clave:

Língua Portuguesa na escola;, Ensino de gramática;, Fracasso escolar

Resumen

Conhecer a história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil pode contribuir para a compreensão de algumas das dificuldades de se desenvolver, nas crianças e nos jovens, a competência de uso da leitura e da escrita. O presente artigo faz, então, um breve histórico do tratamento dessa disciplina na escola brasileira, a partir da concepção de linguagem prevalente em cada contexto histórico examinado, procurando compreender, dessa forma, o descompasso entre as novas perspectivas trazidas pelas teorias linguísticas contemporâneas e os velhos problemas que ainda determinam o fracasso escolar. Conclui-se que há, antes de tudo, a necessidade de uma organização curricular diferenciada para atender a realidade linguística de nossos alunos, objetivando o ensino de uma língua viva, dinâmica e real.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Souza da Silva, Faculdade Arthur Sá Earp Neto - RJ

Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Petrópolis ”“ RJ

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Adjunta 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG.

Citas

BAGNO, Marcos. A norma oculta:língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de português: discurso, conhecimento, escola. 1990. Dissertação (Mestrado) ”“ Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1990.

______. Aula de português:discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______. O ensino de português e sua investigação:quatro estudos exploratórios. 1996. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1996.

BENVENISTE, Émile. Aparelho formal da enunciação. In: ______. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF, 2002a.

______. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio de língua portuguesa. Brasília, DF, 2002b.

FIORIN, José Luiz. Pragmática. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística II:princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2005. p. 161-185.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino:exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______ (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HOUAISS, Antônio. O português no Brasil. Rio de Janeiro: EBRADF, 1985.

ILARI, Rodolfo. A linguística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARINHO, Marildes. A oficialização de novas concepções para o ensino de português no Brasil. 2001. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2001.

MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Autores Associados, 1994.

OSAKABE, Haquira. Ensino de gramática e ensino de literatura. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2004. p. 26-31.

PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

PESSANHA, Eunize Caldas; DANIEL, Maria Emília Borges; MENEGAZZO, Maria Adélia. A história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil através dos manuais didáticos (1870-1950). Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, n. 1/2, p. 31-45, 2003/2004.

POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2004. p. 47-56.

______. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros:teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de português:a língua que se fala x língua que se ensina. São Paulo: Contexto, 2005.

______. O português são dois:novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

SOARES, Magda. Letramento:um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,2002a.

______. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002b, p. 155-177.

______. Prefácio. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de Português:discurso e saberes. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. vii-xv.

______. Que professores de português queremos formar? Movimento, Niterói, n. 3, p. 149-155, 2001.

VIZEU, Alfredo. A produção de sentidos: da teoria da enunciação à enunciação jornalística. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 22, p. 107-116, 2003.

Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Silva, V. S. da, & Cyranka, L. F. de M. (2009). A Língua Portuguesa na escola ontem e hoje. Linhas Críticas, 15(29), 271–287. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3548

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.