Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas

Autores/as

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Palabras clave:

Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialético

Resumen

O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.

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Biografía del autor/a

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ”“ PUCPR. Professora Assistente do Departamento de Educação da UEPG ”“ PR.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Papi, S. de O. G. (2009). Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Críticas, 15(29), 251–269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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