O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna

Autores/as

  • Maria da Anunciação Barros Neta Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3526

Palabras clave:

Desencantamento do mundo;, Educação moderna;, História da educação

Resumen

Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.

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Biografía del autor/a

Maria da Anunciação Barros Neta, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Adjunta 2 da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Barros Neta, M. da A. (2009). O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna. Linhas Críticas, 15(28), 135–152. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3526

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