O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3526Palavras-chave:
Desencantamento do mundo;, Educação moderna;, História da educaçãoResumo
Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.
Downloads
Referências
AVRITZER, Leonardo. Habermas e Weber: da instrumentalização da moral aos fundamentosmorais da democracia. In: SOUZA, Jessé (Org.).A atualidade de Max Weber. Brasília: Edunb,2000, p. 373-393.
BIRNBAUM, Norman. Interpretações conflitantes sobre a gênese do capitalismo: Marx e Weber.In: GERTZ, René E. (Org.). Max Weber & Karl Marx.Trad.: René E. Gertz. São Paulo: Hucitec,1994. p. 99-119.
EBY, Frederick. História da educação moderna: teoria, organização e práticas educacionais. Trad.:Maria Ângela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia, Malvina Cohen Zaide. 2. ed. Porto Alegre:Globo, 1976.
FRANKLIN, Benjamin. Poor Richard`s Almanac. Philadélphia: Pennsylvania Gazette, 1732.
LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia.São Paulo: Metre Jou, 1969, 2 volumes.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad.:Gaetano Lo Mônaco, 11. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MONROE, Paul. História da educação.14. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
NUNES, Rui Afonso da C. História da Educação no Século XVII. São Paulo: EPU: Edusp, 1981.
PIERUCCI, Antônio Flávio. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em MaxWeber. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia. Ed. 34, 2003.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad.: M. Irene de Q. F. Szmrecsányie Tamás J. M. K. Szmrecsányi. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
______.A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad.: Ana Maria Falcão e Luis Leitão. Lisboa:Presença, 2001.
______. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad.: Regis Barbosa eKaren Elsabe Barbosa. 3. ed. Brasília: Edunb, vols. I, 1994 e II, 1999.
______. Ciência e política: duas vocações. 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.