O debate americano sobre a certificação dos professores e a armadilha de uma política educativa "baseada na evidência"

Autores/as

  • Claude Lessard

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3522

Palabras clave:

Certificação;, Desregulamentação;, Formação do professor;, Políticas públicas;, Profissionalização do ensino;, Universidade

Resumen

Analisa-se o vivo debate, em curso no Governo Bush dos Estados Unidos da América, a respeito da certificação dos professores do ensino primário e secundário, que opõe os “profissionalistas” e os “desregulamentacionistas”. Este debate é, ao mesmo tempo, ideológico, político e científico: num primeiro momento apresentam-se os protagonistas, as agendas que eles adotam, e o contexto de concorrência entre os grupos interessados no controle da política educativa americana; num segundo momento, identificam-se os dados disponíveis e debatidos, as zonas de consenso e de discussão, assim como as estratégias de argumentação utilizadas para tentar vencer o “adversário” e “ser vitorioso”. Enfim, em conclusão, reflete-se sobre as características do debate, notadamente sobre a referência à “política baseada na evidência” e sobre as ligações que ela revela entre a ciência, a política e a ideologia.

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Biografía del autor/a

Claude Lessard

Ph.D. en Théorie Éducationelle (1975). Professeur Titulaire de la Faculté des Sciences de l’Éducation de l’Université de Montréal ”“ Canadá. Autor de livros publicados em seis países, entre eles: Tardif, M.; Lessard, C.

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Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Lessard, C. (2009). O debate americano sobre a certificação dos professores e a armadilha de uma política educativa "baseada na evidência". Linhas Críticas, 15(28), 62–94. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3522

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