O debate americano sobre a certificação dos professores e a armadilha de uma política educativa "baseada na evidência"
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3522Palavras-chave:
Certificação;, Desregulamentação;, Formação do professor;, Políticas públicas;, Profissionalização do ensino;, UniversidadeResumo
Analisa-se o vivo debate, em curso no Governo Bush dos Estados Unidos da América, a respeito da certificação dos professores do ensino primário e secundário, que opõe os “profissionalistas” e os “desregulamentacionistas”. Este debate é, ao mesmo tempo, ideológico, político e científico: num primeiro momento apresentam-se os protagonistas, as agendas que eles adotam, e o contexto de concorrência entre os grupos interessados no controle da política educativa americana; num segundo momento, identificam-se os dados disponíveis e debatidos, as zonas de consenso e de discussão, assim como as estratégias de argumentação utilizadas para tentar vencer o “adversário” e “ser vitorioso”. Enfim, em conclusão, reflete-se sobre as características do debate, notadamente sobre a referência à “política baseada na evidência” e sobre as ligações que ela revela entre a ciência, a política e a ideologia.
Downloads
Referências
BOURDONCLE, R. La carte de la pensée et le champ du débat [A carta do pensamento e ocampo do debate]. Revue Française de Pédagogie, Lyon (France), n. 135, p. 61-64, 2001.
CARNEGIE FORUM ON EDUCATION AND THE ECONOMY. A Nation Prepared:Teachers for the 21st Century, The Report of the Task Force on Teaching as A Profession [Umanação preparada:professores para o século 21, relatório da força tarefa sobre o ensino comoprofissão]. 4eéd. New York, 1986.
COALITION FOR EVIDENCE-BASED POLICY. Bringing Evidence-Driven Progress toEducation: A Recommended Strategy for the U.S. Department of Education [Trazendo o progressomovido pela evidência à educação: uma estratégia recomendada para o Departamento de Educaçãodos Estados Unidos da América].Disponível em: . 2002.
COCHRAN-SMITH, M.; FRIES, M. K. Sticks, Stones, and Ideology: the Discourse of Reformin Teacher Education [Gravetos, pedras e ideologia: o discurso da reforma na educação deprofessores]. Educational Researcher, Thousand Oaks (USA), v. 30, n. 8, p. 3-15, nov. 2001.
COLEMAN, J. S. et al. Equality of Educational Opportunity[Igualdade de oportunidadeeducacional]. Washington, D.C.: U.S. Government Printing Office, 1966.
DARLING-HAMMOND, L. Teacher Quality and Student Achievement: A Review of StatePolicy Evidence [Qualidade de professor e desempenho de aluno: uma revisão de evidência dapolítica do Estado]. Education Policy Analysis Archives, Tempe (USA), v. 8, n. 1, 2000.
______. Research and Rhetoric on Teacher Certification: A Response to «Teacher CertificationReconsidered» [Pesquisa e retórica sobre certificação de professores: uma resposta à “Certificaçãode professores reconsiderada”]. Education Policy Analysis Archives, Tempe (USA), v. 10, n. 36, 52p., 2002.
______; CHUNG, R. F. Frelow Variation in Teacher Preparation, How Well Do DifferentPathways Prepare Teachers to Teach? [Variação na preparação de professores, como diferentescaminhos preparam bem professores para ensinar?]. Journal of Teacher Education, Washington(USA), v. 53, n. 4, p. 286-302, 2002.
DAVIES, P. T. What is evidence-based education? [O que é educação baseada na evidência]. BritishJournal of Educational Studies, Windsor (UK), v. 47, n. 2, p. 108-121, 1999.
DE BROUCKER, P.; SWEETMAN, A. Towards Evidence-Based Policy for Canadian Education,Vers des politiques canadiennes d’éducation fondées sur la recherche[Em direção à política baseada naevidência para a educação canadense]. Montréal et Kingston: John Deutsch Institute for The Studyof Economic Policy, Queen’s University et Statistique Canada. McGill-Queen’s University Press,2002.
EDUCATION COMMISSION OF THE STATES. Pros and Cons. Quality Teaching. Two Pathsto Quality Teaching: Implications For Policymakers [Pros e contras.Qualidade de professores. Doiscaminhos para a qualidade no ensino: implicações para formuladores de políticas]. Disponível em:. 2000.
FEISTRITZER, C. E. Alternatives Teacher Certification.A State by State Analysis [Alternativas paraa certificação de professores. Uma análise Estado por Estado]. Washington, D.C.: National Centerfor Education Information, 2004.
FINN, C. E. Teacher Reform Gone Astray [A reforma dos professores foi à deriva], In:PETERSON, P. E. (Ed.). Our Schools and Our Future...Are We Still at Risk? [Nossas escolas e nossofuturo... Estamos ainda em risco?]. Stanford: Hoover Institution Press, Publication n. 516, 2003.p. 211-238.
FLEXNER, A. Medical Education in the United States and Canada[Educação médica nos EstadosUnidos da América e Canadá]. Carnegie Forum on Education and The Economy. Bulletin n. 4.1910.
FORDHAM FOUNDATION. The Teachers We Need and How To Get More of Them: A Manifesto[Os professores que precisamos e como termos mais deles: um manifesto]. Jersey City, NJ: Thomas B.Fordham Foundation, 1999.
FRASER, J. W. A Tenuous Hold [Uma sustentação tênue]. Education Next, Stanford (USA), v. 2,n. 1, p. 16-21, 2002.
GOLDHABER, D. The Mystery of Good Teaching [O mistério do bom ensino]. Education Next,Stanford (USA), v. 2, n. 1, p. 50-55, 2002.
HESS, F. M. Tear Down this Wall, the Case for a Radical Overhaul of Teacher Certification[Derrubeesta parede, o caso para uma radical revisão da certificação de professores]. Progressive Policy Institute,21st Century School Project, 2001.
HITE, S. J. Reviewing Quantitative Research to Inform Educational Policy Processes[Revisando apesquisa quantitativa para informar os processos de política educacional]. Paris: Unesco ”“ Institute forEducational Planning, 2001.
LACZKO-KERR, I.; BERLINER, D. C. The Effectiveness of «Teach for America» and otherUnder-certified Teachers on Student Academic Achievement: A Case of Harmful Public Policy [Aefetividade de “ensinar para a América” e outros professores subcertificados sobre o desempenhoacadêmico de alunos: um caso de política pública danosa]. Education Policy Analysis Archives,Tempe (USA), v. 10, n. 37, 57 p. 2002.
NATIONAL COMMITTEE ON EXCELLENCE IN EDUCATION. A Nation at Risk[Umanação em risco]. Washington, D.C.: U.S. Department of Education ”“ Excellence Commission,1983.
NATIONAL COMMISSION ON TEACHING AND AMERICA’S FUTURE. What MattersMost:Teaching for America’s Future [O que importa mais: ensinando para o futuro da América].New York: NCTAF, 1996.
PAQUAY, L. Vers un référentiel de compétences professionnelles de l’enseignant ? [Em direção aum referencial de competências profissionais do professor?] Recherche et Formation, Lyon (France),n. 16, p. 7-38, 1994.
RAVITCH, D. A Historic Document [Um documento histórico]. In: PETERSON, P. E. (Ed.).Our Schools and Our Future... Are We Still at Risk? [Nossas escolas e nosso futuro... Estamos aindaem risco?] Stanford: Hoover Institution. Publication n. 516, 2003. p. 25-38.
U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION. Meeting the Highly Qualified Teachers Challenge. TheSecretary’s Annual Report on Teacher Quality [Encontrando o desafio do professor altamentequalificado. O Relatório Anual do Secretário sobre Qualidade de Professores]. Washington, D.C.:Office of Postsecondary Education, 2002.
______. Identifying and Implementing Educational Practices Supported By Rigorous Evidence:A UserFriendly Guide [Identificando e implementando práticas educacionais apoiadas em evidência rigorosa:um guia de uso amigável]. Washington, D.C.: Institute of Education Sciences ”“ National Centerfor Education Evaluation and Regional Assistance, 2003.
WALSH, K. Teacher Certification Reconsidered:Stumbling for Quality [Certificação de professores reconsiderada: tateando por qualidade]. The Abell Foundation, 2001.
______. Positive Spin, the Evidence for Traditional Teacher Certification Reexamined [Rodopiopositivo, a evidência para o reexame da certificação tradicional de professores]. Education Week,Bethesda (USA), v. 21, p. 79-84, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.