Professores pensam - e fazem - a diferença
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3407Palabras clave:
Diferença;, Professores;, Prática pedagógica;, ConcepçõesResumen
Este artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, assim como a forma como lidam com as diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto.
Descargas
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna:formas históricas. Campinas:Autores Associados, 2005.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In:______ (Org.). Cultura(s) e educação:entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A,2005. p. 13-37.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. La cuestión de la subjetividad en un marco histórico-cul-tural. Doxa”“ Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara, v. 4, n. 1, p. 86-118, 1998.
______. Psicologia e educação: desafios e projeções. In: RAYS, O. A. (Org.). Trabalho pedagógi-co:realidade e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 102-117.
______. Sujeito e subjetividade:uma aproximação histórico-cultural. Trad.: Raquel Souza LoboGuzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho e a organização da psicologia aplicada à educação:SãoPaulo, 1922-1933. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001.Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2006.
PATTO, Maria Helena Souza. Exercícios de indignação:escritos de educação e psicologia. SãoPaulo: Casa do Psicólogo, 2005.
REGO, Teresa Cristina. A origem da singularidade humana na visão dos educadores. CadernosCedes”“ Antropologia e Educação Interfaces do Ensino e da Pesquisa, Campinas, v. 20, n. 35,p. 79-93, 1995.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença:e se o outro não estivesse aí? Trad.: GianeLessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SMOLKA, Ana Luísa B.; GÓES, Maria Cecília R.; PINO, Angel A. A constituição do sujeito:uma questão recorrente? In: WERTSCH, James V. et al. Estudos socioculturais da mente. PortoAlegre: Artes Médicas, 1998. p. 143-158.
VIGOTSKI, Liev Semionovitch. A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.