Italia y Brasil en aislamiento

¿contexto para silenciar a los niños pequeños?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33954

Palabras clave:

Crisis, Aislamiento, Educación Infantil en Italia y Brasil, Políticas Públicas

Resumen

Para los bebés y los niños, especialmente los pequeños, el aislamiento y el silenciar se prescriben constantemente, dada su condición de minoría social, algo que se prolonga en tiempos de crisis. Esto ha ocurrido en la crisis de la pandemia, los niños en Italia y Brasil quedaron aislados y tanto aquí como allá, se cerraron las escuelas de primera infancia. Con base en datos documentales y de la producción académica, el objetivo de este artículo es presentar una visión general de este momento y las diferencias entre los procedimientos adoptados en los dos países, considerando el sistema italiano de Early childhood education and care (ECEC) y la educación infantil brasileña.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisandra Ogg Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta no curso de graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Território dos Estudos da Infância (TEI/UERJ). E-mail: lisandraogg@yahoo.com.br

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutoranda e mestre em Educação pela USP. Integrante do grupo de pesquisa em Gestão e Financiamento a Educação USP-Ribeirão Preto. Email: cidinha.antero@gmail.com

Giuseppina Messetti, Università degli studi di Verona, Itália

Mestre em Educação, pesquisadora e docente da disciplina de Didática e Educação Especial no Departamento de Ciência Humanas da UNIVR. Email: giuseppina.messetti@univr.it

Citas

Abramovay, M., & Kramer, S. (1991). “O rei está nu”: um debate sobre as funções da pré-escola. Cadernos Cedes, (9), 27-38.

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED). (2020). Educação a Distância na Educação Infantil, não! http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (1999). Resolução CEB nº 1, de 7 de abril de 1999 (Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb022_98.pdf

Brasil. (2007). Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei nº 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm

Brasil. (2009). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf

Brasil. (2020a). Medida Provisória nº. 934 de 1º de abril de 2020 (Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020). Diário Oficial da União. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591

Brasil. (2020b). Parecer nº. 5/2020 (Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2020c). Parecer nº. 11/2020 (Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192

Ciabotti, F., Labonia, A., Monachello, C., & Nunnari, M. A. (2020). Costruire una visione eco sostenibile del mondo: un’urgenza educativa sin dallo 06. http://www.grupponidiinfanzia.it/costruire-una-visione-eco-sostenibile-del-mondo/

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). (2020). Recomendações do CONANDA para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes durante a Pandemia do Covid-19. Ministério Da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Recomendações-CONANDA_Covid-19.pdf

Corsaro, W. A. (2011). Sociologia da infância. Artmed.

Faria, A. L. G. (2007). Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. Em J. Oliveira-Formosinho, T. M. Kishimoto, & M. A. Pinazza (Orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Artmed.

Freire, P. (2001). Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), 259-268. http://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013

Gruppo Nazionale Nido e Infanzia (GNNI). (2020a). Chi siamo. http://www.grupponidiinfanzia.it/chi-siamo/

Gruppo Nazionale Nido e Infanzia (GNNI). (2020b). Pensieri per ripartire Rassegna di documenti di utili alla riflessione aggiornamento al 31 maggio 2020. http://www.grupponidiinfanzia.it/wp-content/uploads/2020/05/ripartire-6.pdf

Gruppo Nazionale Nido e Infanzia (GNNI). (2020c). Comunicato de 04 de Maio de 2020. http://www.grupponidiinfanzia.it/wp-content/uploads/2020/05/comunicato-GNNI-4-maggio.pdf

Henriques, C. M. P., & Vasconcellos, W. (2020). Crises dentro da crise: respostas, incertezas e desencontros no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil. Estudos Avançados, 34(99), 25-44. http://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.003

Iori, V. (2020). Ripartire dai bambini: non “quando” ma “come” riaprire nidi e scuole. http://www.vita.it/it/article/2020/04/26/ripartire-dai-bambini-non-quando-ma-come-riaprire-nidi-e-scuole/155199

Itália. (2017). Decreto Legislativo 13 aprile 2017, nº. 65 (Istituzione del sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita sino a sei anni). https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2017/05/16/17G00073/sg

Itália. (2020a). Decreto-legge 23 febbraio 2020, n. 6. Misure urgenti in materia di contenimento e gestione dell'emergenza epidemiologica da COVID-19. https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2020/02/23/20G00020/sg

Itália. (2020b). Lei nº 107 13 luglio 2015 (Riforma del sistema nazionale di istruzione e formazione e delega per il riordino delle disposizioni legislative vigenti). https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2015/07/15/15G00122/sg

Itália. (2020c). Relazione Illustrativa. Ministero dell’istruzione, dell’università e della ricerca (MIUR). http://documenti.camera.it/apps/nuovosito/attigoverno/Schedalavori/getTesto.ashx?file=0380_F001.pdf&leg=XVII

Itália. (2020d). Decreto Legislativo 13 aprile 2017, n. 65 (Istituzione del sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita sino a sei anni). http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2017/05/16/17G00073/sg

Itália. (2020e). Orientamenti pedagogici sui LEAD: legami educativi a distanza. Un modo diverso per “fare” nido e scuola dell’infanzia. Ministero dell’Istruzione, dell’università e della ricerca (MIUR). https://www.miur.gov.it/documents/20182/2432359/Sistema+zero_sei+orientamenti+pedagogici.pdf/3b0ea542-a8bf-3965-61f0-453e85ae87d5?version=1.0&t=1589880921017

Itália. (2020f). Adozione del “Documento di indirizzo e orientamento per la ripresa delle attività in presenza dei servizi educativi e delle scuole dell’infanzia”. Ministero dell’Istruzione, dell’università e della ricerca (MIUR). https://www.miur.gov.it/documents/20182/0/doc02426720200803184633.pdf/95304f45-f961-bffc-5c6a-8eed6b60fc92?t=1596533993277

Itália. (2020g). Protocollo d’intesa per garantire l’avvio dell’anno scolastico nel rispetto delle regole di sicurezza per il contenimento della diffusione di COVID 19. Ministero dell’Istruzione, dell’università e della ricerca (MIUR). https://www.miur.gov.it/documents/20182/2467413/Protocollo_sicurezza.pdf/292ee17f-75cd-3f43-82e0-373d69ece80f?t=1596709448986

Llobet, V. (2020). El encierro de los niños y la distribuición desígual de la precariedad. Sociedad e Infancias, 4, 185-288. https://doi.org/10.5209/soci.69632

Losa, R. (2020, Aprile 30). Le scuole del sole. http://www.proteofaresapere.it/news/vicini-scuola/didattica-vicinanza-raffaele-iosa

Mantovani, S. (2020). Incontri, confronti, dissensi, nostalgie (con una postilla). Em A. H. Planillo (Org). Loris Malaguzzi. Una biografia pedagogica (2 ed). Edizioni Junior.

Messetti, G. (2018). Investire nell’infanzia. Scuola dell’infanzia, n. 2, 14-15.

Olarieta, B. F., Silva, C. F. S. & Gomes, L. O. (2020). Infância, politizações e estesias: as vivências das crianças e os lugares que ocupam no mundo atual. Childhood & Philosophy, 16, 1-6, https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53037

Opas Brasil. (2020, janeiro 30). OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812

Qvortrup, J (2011). Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-posições, 22(1), 199-211. https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100015

Qvortrup, J. (2014). Visibilidades de crianças e infância. Linhas Críticas, 20 (41), 23-42. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4250

Ratier, R. (2020, setembro 07). Volta às aulas: tudo pronto para culpar os professores, esses insensíveis. https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2020/09/07/volta-as-aulas-tudo-pronto-para-culpar-os-professores-esses-insensiveis.htm

Rosemberg, F. (2002). Organizações multilaterais, Estados e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, (115), 25-63. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002

Rosemberg, F. (2010). Educação infantil pós Fundeb: avanços e tensões. Em G. Souza (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. Contexto.

Santana, J., Fraga, L. dos S., Ferrari, L. M., & Mello, C. P (2020). De que criança(s) estão falando?: Análise dos memes veiculados no Brasil no período da pandemia do coronavírus. Sociedad e Infancias, 4, 225-228. https://doi.org/10.5209/soci.69664

Sarmento, M. J. (2007). Visibilidade social e estudo da infância. Em M. J. Sarmento, & V. M. R. Vasconcellos (Orgs). Infância (in)visível. Junqueira e Marin editores.

Sgritta, G. B. (1990). Continuità e innovazione: strutture e comportamenti delle famiglie italiane dal secondo dopoguerra ad oggi. Annali di Sociololgia. Estratto (pp. 135-161). Università degli Studi di Trento. Dipartimento di Teoria, Storia e Ricerca Sociale.

Sgritta, G. B. (1997). La cittadinanza ‘negata’. Em G. Maggioni, & C. Baraldi. Cittadinanza dei bambini e costruzione sociale dell’infanzia. Edizioni QuattroVenti.

Souza, G. de, Vieira, L. M. F., Corsino, P., & Campos, R. (2020). As crianças em tempos de crise. Boletim ANPED. http://www.anped.org.br/news/criancas-em-tempos-de-crise-gt-07-educacao-de-criancas-de-0-6-anos

Tomasello, M. R. (2020). Bimbi l’allarme dei pediatri: Cresce il disagio psicologico. La Stampa. https://www.lastampa.it/topnews/primo-piano/2020/06/07/news/bimbi-l-allarme-dei-pediatri-cresce-il-disagio-psicologico-1.38937265?refresh_ce

United Nations. (2020, April 15). Policy brief: the Impact of COVID on children. https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/policy_brief_on_covid_impact_on_children_16_april_2020.pdf

Publicado

2020-11-24

Cómo citar

Ogg Gomes, L., Antero Correia, M. A. ., & Messetti, G. . (2020). Italia y Brasil en aislamiento: ¿contexto para silenciar a los niños pequeños?. Linhas Críticas, 26, e33954. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33954

Número

Sección

Dosier: Tempo de pausa ou de crise?

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.