Educação inclusiva: significado e realidade

Autores/as

  • Maria das Graças Viana Bragança Universidade Católica de Brasília
  • Zélia Maria Freire de Oliveira Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3243

Palabras clave:

Educação inclusiva;, Pessoas excluídas;, Ações afirmativas

Resumen

O presente artigo, baseado em estudos bibliográficos de pesquisadores da atualidade sobre o  tema, discute uma abordagem mais abrangente do conceito de escola inclusiva, já que uma  sociedade democrática precisa de que todos sejam incluídos com seus direitos e deveres. É  necessário falar da educação inclusiva, seu significado e importância no contexto social e  educacional para haver educação integral para todos. Educação inclusiva é um processo que  busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de  necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero,  cor ou outros motivos). Apesar de várias legislações a favor, pouca coisa tem sido feita em prol  da educação inclusiva. Para que aconteça a educação inclusiva, é preciso a mobilização e a  reflexão do setor político, da comunidade, dos pais, dos gestores de escola, dos professores, de  todos os alunos, especiais ou não. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. Manual informativo sobre inclusão informativo paraeducadores. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br/art_manual_informativos.asp?f_id_artigo. Acesso em: 15 mar. 2005.

CARNEIRO, Roberto. Aprender a educar no século XXI. 2004. Palestra proferida no Seminário dos10 anos do Mestrado em Educação da UCB, Brasília, 2004. Não publicado.

CARVALHO, José Jorge; SEGATO, Rita Laura. Uma proposta de cotas para estudantes negros naUniversidade de Brasília. Brasília: UnB, mimeografado (versão revisada e ampliada), mar. 2002.

CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Plano, 2002.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. A educação para o século XXI: o desafio da qualidade e daeqüidade. Brasília: Inep, 1999. Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 17 nov. 2004.

FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v.23, n. 80, p. 229-325, set. 2002. ISSN 0101-7330.

GODOY, Andréa et al. Cartilha da inclusão dos direitos das pessoas com deficiência. Belo Horizonte:PUC Minas, 2000.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade(ODireito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA). Rio de Janeiro:Renovar, 2001.

JACCOUD, Luciana; BEGHIN Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.

MACEDO, Lino. Fundamentos para uma educação inclusiva. Disponível em: www.educaçãoonline.pro.br/art_fundamentos_para_educação_inclusiva.asp?f_id_artigo. Acesso em: 20 mar. 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão.Disponível em: www.lite.fae.unicamp.br/papet/2002/nt/ta1.5.htm. Acesso em: 20 maio 2005.

MONTEIRO, Mariângela da Silva. Ressignificando a educação: a educação inclusiva para sereshumanos especiais. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br. Acesso em: 15 mar. 2004.

MRECH, Leny Magalhães. O que é educação inclusiva?Disponível em: www.educacaoonline.pro.br/art_a_onda_inclusiva.asp?f_id_artigo. Acesso em: 20 mar. 2005.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil:um ponto de vista em defesa de cotas. Revista Espaço Acadêmico, v. 2, n. 22, mar. 2003. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/. Acesso em: 22 maio 2005.

PRIETO, Rosângela Gavioli. Políticas públicas de inclusão: compromissos do poder público, daescola e dos professores. São Paulo: Cortez, 2000.

SOWELL, Thomas. Affirmative action around the world: an empirical study. New Haven: YaleUniversity Press, 2004.

VIEIRA, Andréa Lopes da Costa. Política de educação, educação como política: observações sobrea ação afirmativa como estratégia política. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; SILVÉRIO,Valter Roberto (Orgs.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a justiçaeconômica. Brasília: INEP, 2003. p. 83-97.

WALTERS, Ronald. Racismo e ação afirmativa. In: SOUZA, Jessé (Org.). Multiculturalismo eracismo: o papel da ação afirmativa nos estados democráticos contemporâneos. Brasília: Ministérioda Justiça, 1996. p. 105-121.

Publicado

2006-03-31

Cómo citar

Bragança, M. das G. V., & Oliveira, Z. M. F. de. (2006). Educação inclusiva: significado e realidade. Linhas Críticas, 11(21), 217–228. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3243

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.