Mudanças nos sistemas de ensino: Teorias da aprendizagem que podem fundamentar a comunidade cooperativa de aprendizagem em rede

Autores/as

  • Maria Ilse Rodrigues Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3204

Palabras clave:

Aprendizagem em rede;, Teorias de aprendizagem;, Construtivismo versus construcionismo

Resumen

A aprendizagem em rede tem se ressentido de teóricos na atualidade para fundamentar seus pressupostos. Este estudo buscou embasá-la em teóricos que não vivenciaram os avanços das novas tecnologias, mas cujos legados podem fundamentá-la: Piaget, Vigotski, Ausubel e, na atualidade, Papert. Piaget, com a importância que atribui à aprendizagem como processo interno de construção; Vigotski, com os ensinamentos sobre a zona de desenvolvimento proximal, em que evidencia a aprendizagem não como atividade individual, mas, principalmente, como social; e Ausubel, com a importância que confere à aprendizagem significativa por meio de suas autodescobertas. Esses aportes são complementados pela abordagem construcionista de Papert, cujas idéias e propostas podem respaldar a compreensão da aprendizagem mediante o uso das novas tecnologias.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Gonçalves, M. I. R. (2004). Mudanças nos sistemas de ensino: Teorias da aprendizagem que podem fundamentar a comunidade cooperativa de aprendizagem em rede. Linhas Críticas, 10(19), 231–248. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3204

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.