Mudanças nos sistemas de ensino: Teorias da aprendizagem que podem fundamentar a comunidade cooperativa de aprendizagem em rede

Autores/as

  • Maria Ilse Rodrigues Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3204

Palabras clave:

Aprendizagem em rede;, Teorias de aprendizagem;, Construtivismo versus construcionismo

Resumen

A aprendizagem em rede tem se ressentido de teóricos na atualidade para fundamentar seus pressupostos. Este estudo buscou embasá-la em teóricos que não vivenciaram os avanços das novas tecnologias, mas cujos legados podem fundamentá-la: Piaget, Vigotski, Ausubel e, na atualidade, Papert. Piaget, com a importância que atribui à aprendizagem como processo interno de construção; Vigotski, com os ensinamentos sobre a zona de desenvolvimento proximal, em que evidencia a aprendizagem não como atividade individual, mas, principalmente, como social; e Ausubel, com a importância que confere à aprendizagem significativa por meio de suas autodescobertas. Esses aportes são complementados pela abordagem construcionista de Papert, cujas idéias e propostas podem respaldar a compreensão da aprendizagem mediante o uso das novas tecnologias.   

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Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Gonçalves, M. I. R. (2004). Mudanças nos sistemas de ensino: Teorias da aprendizagem que podem fundamentar a comunidade cooperativa de aprendizagem em rede. Linhas Críticas, 10(19), 231–248. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3204

Número

Sección

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