A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30582

Palavras-chave:

1º e 2º Segmentos da EJA, Currículo, BNCC - Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma ponte conceitual, prática e metodológica entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e os 1º e 2º Segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma revisão bibliográfica e da revisitação do currículo da EJA, realizado no âmbito da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, construiu-se um referencial articulado às etapas da Educação Básica, suas aprendizagens essenciais nos componentes curriculares da BNCC e às especificidades da escolarização dos sujeitos que compõem a EJA. Apresentam-se possibilidades para uma construção curricular dialógica, propositiva e ressignificada das prescrições da BNCC - Ensino Fundamental para a EJA.

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Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (2013), Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Pós-doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo. Membro dos grupos de Pesquisa Agricultura e Urbanização na América Latina e Geografia Literatura e Arte, da Universidade de São Paulo -USP. E-mail: gcca99@gmail.com

Leda Regina Bitencourt da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, trabalha na Diretoria de Educação de Jovens e Adultos/ Gerência de Integração Curricular com a Educação Profissional. Mestre em educação pela Universidade de Brasília, na área de concentração: Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Pertence ao Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico. E-mail: ledaregina.professora@gmail.com

Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil

Professora de Educação Básica e Diretora da Educação de Jovens e Adultos, Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Fórum Distrital de Educação. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília, com experiência na área de pesquisa (biotecnologia), na educação básica e gestão programas, projetos e políticas públicas para a Educação. E-mail: senalilian@yahoo.com

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Publicado

14.08.2020

Como Citar

Cerqueira de Araújo, G. C. ., Bitencourt da Silva, L. R. ., & da Ponte e Sousa Sena, L. C. (2020). A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino fundamental. Linhas Crí­ticas, 26, e30582. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30582

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