Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados

Autores/as

  • Sebastião Gonçalves Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2832

Palabras clave:

Música;, Matemática;, Séries iniciais;, Interdisciplinaridade;, Trabalho pedagógico

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre a organização do trabalho pedagógico em uma dinâmica interdisciplinar, consorciando música e matemática nas aulas para as séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, procuro esclarecer aspectos relativos às semelhanças e diferenças entre o pensamento lógico simples presente nessas duas matérias. Inicio apresentando alguns conceitos musicais e demonstrando as relações matemáticas presentes na lógica musical; a seguir comento a influência da música no desenvolvimento matemático da acústica. Comento as possibilidades de uso da música como material concreto para o ensino/ aprendizagem da matemática e, ao final, apresento algumas considerações e sugestões para o trabalho em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2000-04-30

Cómo citar

Feitosa, S. G. (2000). Música e matemática: uma soma que subtrai problemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados. Linhas Críticas, 6(10), 71–80. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2832

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.