O meu pé de laranja-lima

uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19956

Palabras clave:

Mi pie de naranja lima, Novela de formación, Filosofia y Literatura, Filosofia de la Educación

Resumen

En este artículo se pretende discutir aspectos de las novelas de formación (Bildungsromane) a partir del análisis de las obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), Mi pie de naranja lima (1968) y Vamos a calentar el sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algunas comentadoras del tema que se calca en la Filosofía y en la Literatura, como Barbara Freitag, Cristina Pinto y Wilma Patricia Maas. Las tres obras de Vasconcelos pueden ser consideradas novelas de formación desde la perspectiva de que los conceptos están en constante movimiento, haciendo que nuevas características se integren al formato de los Bildungsromane del siglo XXI.

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Biografía del autor/a

Jordana Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2016); Licenciada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário (2017) e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2011). jordana.designer@gmail.com

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas; é professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. neivaafonsooliveira@gmail.com

Citas

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Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Corrêa, J., & Oliveira, N. A. (2019). O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta. Linhas Críticas, 25, e19956. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19956

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