O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais

A voz dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19422

Palavras-chave:

Bombeiro Militar, Currículo, Formação de Oficiais, Instituições Totais

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Getúlio Neves Sena, Fundação Joaquim Nabuco

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ. Possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Guararapes (2014), graduação em Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela ACADEMIA INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL (2010) e em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é Capitão do
Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches, Fundação Joaquim Nabuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atua na docência do Ensino superior desde os anos de 2000. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia (Pedagoga) da Fundação Joaquim Nabuco, e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação, Culturas e Identidades, em Associação com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. Pareceristas ad hoc da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), Consultora ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação- Projeto Político Pedagógico - Gestão da Educação - Conselhos em Educação ”“ Participação e Controle Social.

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Sena, G. N., & Abranches, A. de F. P. de S. (2018). O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: A voz dos docentes. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19422

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

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