The kindergarten enrollment in the field as mandatory: a necessary debate

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4904

Keywords:

Mandatory, Children education, Settled families

Abstract

This paper is the result of an ethnographic qualitative research made in the Landless Rural Workers settlement - Rural Integration (Integração Rural)/IRGA, at Eldorado do Sul/RS. The study is inserted in the Public Policies for Children Education and aims to know the perspectives of field families considering the Law 12.796/13, which regulates the enrollment of children of four years old or older at a children educational institution as mandatory. The focus of this analysis were the interviews made with six families, which pointed the wish of the children participation in the family life, in the field and the enrollment at an educational institution to be optional.

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Author Biographies

Simone Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG). Militante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil- MIEIB e Membro da Coordenação do Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil- FGEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, e seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da educação infantil, infâncias, famílias, contextos familiares e políticas e pedagogias para a pequena infância.

Crisliane Boito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Bolsista de Iniciação Científica BIC/UFRGS por três anos, envolvida em projetos de pesquisa relacionados a Educação Infantil e a Educação Infantil do Campo. Mestranda na Linha de Pesquisa Estudos da Infância na Faculdade Deferal do Rio Grande do Sul.Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS. Membro do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI. Participou como Assistente de Pesquisa do Núcleo Regional Sul na Pesquisa Nacional de Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras em Territórios Rurais Brasileiros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Seus temas de estudo e pesquisa vinculam-se às temáticas da Educação Infantil, Educação Infantil do Campo, Infâncias, Políticas e Pedagogias para a pequena Infância. Atualmente é Monitora de Turno Integral na Educação Infantil da Escola Marista Rosário em Porto Alegre.

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Published

2017-02-14

How to Cite

Albuquerque, S. S. de, & Boito, C. (2017). The kindergarten enrollment in the field as mandatory: a necessary debate. Linhas Críticas, 22(48), 384–404. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4904

Issue

Section

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

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