A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas

Autores

  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4338

Palavras-chave:

Ensino superior, Neoliberalização, Empresariado

Resumo

Este trabalho busca analisar a implementação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), lançado em 2012, articulando-o às demais ações do Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) que, desde a década de 1990, visam ampliar o acesso ao ensino superior e, simultaneamente, promovem o processo de ‘empresariamento’ da educação, estabelecendo novas relações entre Estado e iniciativa privada.

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Referências

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

Silva, R. M. da. (2014). A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas. Linhas Crí­ticas, 20(42), 461–478. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4338

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