Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634Keywords:
Educação superior;, Integração ensino-pesquisa-extensão universitária;, Interdisciplinaridade;, Responsabilidade socialAbstract
Assumir uma atitude inovadora e transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Estes escritos têm por objetivo refletir e discutir sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de profissionais da saúde, por meio de um estudo de caso que explicita como esse processo vem sendo realizado. A abordagem utilizada é qualitativa, com característica de observação participante. Assim, considerando o universo e a complexidade da formação humana, pressupõese a necessidade de viabilizar aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado. Formação essa capaz de proporcionar ao profissional intervenções na e sobre a realidade, construídas com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social, geradora de novos saberes e novos fazeres viabilizados pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
References
BACKES, Dirce Stein et al. The practice of teaching and learning about nursingmanagement based on Freire’s methodology. Online Brazilian Journal of Nursing,Niterói, v. 6, n. 1, p. 45-57, 2007.
BENHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigmaemergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Belém: Basa, 1988.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248,23 dez. 1996.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. ResoluçãoCNE/CES n. 583, de 3 de abril de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001a.Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne>. Acesso em: 24 jan. 2009.
______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: Pró-Saúde.Brasília, DF: Ministério da Saúde,2007. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. ParecerCNE/CES n. 1300/01. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 25. 2001b.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Plano de reorganizaçãoda atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional dePromoção da Saúde.Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: Crub, 1999.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICASBRASILEIRAS, 2006. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC, 2006.
LÁZARO, André. Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Eduerj,1999.
MENDES, Isabel Amélia Costa; MARZIALE, Maria Helena Palucci. O caminhoinovador e empreendedor da Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Adoçãode Política de Internacionalização. Revista Latino-Americana de Enfermagem, RibeirãoPreto, v. 15, n. 2, p. 185-186, mar./abr. 2007.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita:reformar a reforma reforça o pensamento. 10. ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
______. Ciência com consciência.10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro.São Paulo: Cortez; Brasília:Unesco, 2000.
MOROZ, Melania. Que profissional formar?: questão desafiadora para a universidade. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina A. Conhecimento,pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p. 67-79.
PINHEIRO, Roseni (Org.). Ensinar saúde:a integralidade e o SUS nos cursos de gra-duação na área da saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: IMS, 2006.
UNIFRA. Projeto pedagógico institucional - PPI:res. 15/2007, de 27/06/07, do ConselhoUniversitário/Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Unifra, 2007a.
______. Relatório anual do Proex:relatório da Pró-Reitoria de Extensão: Núcleo daRegião Oeste de Santa Maria: Núcleo de Atenção Integral à Saúde e à Qualidade deVida da Região Oeste de Santa Maria. Santa Maria: Unifra, 2007b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).