O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna

Authors

  • Maria da Anunciação Barros Neta Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3526

Keywords:

Desencantamento do mundo;, Educação moderna;, História da educação

Abstract

Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria da Anunciação Barros Neta, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Adjunta 2 da Universidade Federal de Mato Grosso.

References

AVRITZER, Leonardo. Habermas e Weber: da instrumentalização da moral aos fundamentosmorais da democracia. In: SOUZA, Jessé (Org.).A atualidade de Max Weber. Brasília: Edunb,2000, p. 373-393.

BIRNBAUM, Norman. Interpretações conflitantes sobre a gênese do capitalismo: Marx e Weber.In: GERTZ, René E. (Org.). Max Weber & Karl Marx.Trad.: René E. Gertz. São Paulo: Hucitec,1994. p. 99-119.

EBY, Frederick. História da educação moderna: teoria, organização e práticas educacionais. Trad.:Maria Ângela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia, Malvina Cohen Zaide. 2. ed. Porto Alegre:Globo, 1976.

FRANKLIN, Benjamin. Poor Richard`s Almanac. Philadélphia: Pennsylvania Gazette, 1732.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia.São Paulo: Metre Jou, 1969, 2 volumes.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad.:Gaetano Lo Mônaco, 11. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MONROE, Paul. História da educação.14. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

NUNES, Rui Afonso da C. História da Educação no Século XVII. São Paulo: EPU: Edusp, 1981.

PIERUCCI, Antônio Flávio. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em MaxWeber. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia. Ed. 34, 2003.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad.: M. Irene de Q. F. Szmrecsányie Tamás J. M. K. Szmrecsányi. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

______.A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad.: Ana Maria Falcão e Luis Leitão. Lisboa:Presença, 2001.

______. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad.: Regis Barbosa eKaren Elsabe Barbosa. 3. ed. Brasília: Edunb, vols. I, 1994 e II, 1999.

______. Ciência e política: duas vocações. 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

Published

2009-06-30

How to Cite

Barros Neta, M. da A. (2009). O "desencantamento do mundo" e sua relação com a educação moderna. Linhas Críticas, 15(28), 135–152. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3526

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.