A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429Keywords:
Dilemas;, Contradições;, Formação pedagógica;, Equilíbrio dialéticoAbstract
O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face à s exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.
Downloads
References
ARROM, Joana Noguera. La formación pedagógica del profesorado universitário. Bordón: Revistade Orientación Pedagógica, Madrid, Sociedade Española de Pedagogía, v. 53 , n. 2, p. 269-277, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.
CRUZ, Manuel Fernandez. Desarrollo profesional docente. Granada ”“ España: Grupo EditorialUniversitário, 2006.
CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberessilenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro ”“ Brasil, v. 11, n. 32, p. 258,2006.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores. Porto: Editora Porto, 1999.
GÓMEZ, Maria Cruz; REPISO, Ana Garcia Valcárcel. Formación y profissionalización docente delprofesorado universitário. Revista de Investigación Educativa, Salamanca, v. 20, n. 1, p. 153-171, 2002.
IMBERNÓN, Franscisco. La formación y el desarrollo profesional del profesorado. Revista dePedagogía, España, v. 53, n. 2, p. 67-77, 1998.
PIMENTA Selma Garrido; ANASTASIOU Lea das Graças. Docência no ensino superior. SãoPaulo: Cortez, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza; KAPUZINIAK, Célia. Docência:uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus, 2005.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).