O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636

Palavras-chave:

Lesbianidades, Lesbofobia, Ensino Superior, Educação

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto ”“ UFOP, possui doutorado em Psicologia e residência pós-doutoral em Educação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG. Participante do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio/UFOP, com investigações na área de gênero e sexualidades na Educação. E-mail: torresgerais@gmail.com

Amanda Pedroso, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Egressa do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto ”“ UFOP, possui mestrado em Educação pela mesma universidade. Participante do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio/UFOP, com investigações na área de gênero e sexualidades na Educação. E-mail: amannndap@gmail.com

 

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Publicado

10.09.2020

Como Citar

Torres, M. A., & Pedroso, A. (2020). O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 26, e32636. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636

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