A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação

Authors

  • Benno Sander Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3215

Keywords:

Políticas públicas;, Política educacional;, Gestão democrática versus gestão produtiva em educação;, Participação;, Cidadania

Abstract

O estudo da produção do conhecimento em políticas e gestão da educação tem merecido atenção prioritária nos meios acadêmicos e profissionais do Brasil. Este trabalho insere-se nesse esforço intelectual. Seu objetivo é examinar duas vertentes que hoje ocupam crescente espaço na literatura especializada: a gestão produtiva, voltada para o mercado, e a gestão democrática, comprometida com a cidadania. A primeira vertente insere-se no contexto da lógica econômica e comercial própria da atual sociedade globalizada. A segunda é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela promoção da qualidade de vida humana na escola e na sociedade, definida em termos de participação eqüitativa nos bens econômicos e culturais produzidos coletivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Benno Sander, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pela Catholic University of America em Washington, DC (EUA, 1970). Consultor Internacional em Educação. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Fluminense ”“ UFF-RJ (bennosander@terra.com.br). 

References

BARROW, Clyde W. The strategy for selective excellence: redesigning higher education for global competitionin a pre-industrial society. Higher Education: international journal of higher education and educationalplanning, v. 31, p. 447-469, 1996.

BOK, Derek. Universities in the marketplace: the commercialization of higher education. New Jersey: PrincetonUniversity Press, 2003.

BUCHBINDER, Howard. The market oriented university and the changing role of knowledge. HigherEducation: international journal of higher education and educational planning, v. 26, p. 331-347, 1993.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira dePolítica e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002.

FAYOL, Henri. Administration industrielle et générale. Paris: Dunod, 1916.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. Petrópolis: Vozes, 1995.

KETTL, Donald F. The global public management revolution: a report on the transformation of governance.Washington: Brookings Institution Press, 2000.

LEÃO, Antônio Carneiro. Introdução à administração escolar. São Paulo: Melhoramentos, 1939.

LIMA, Licínio. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública.Campinas: Cortez, p. 17-19, 2002.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Organização e administração escolar. São Paulo: Melhoramentos,1963 (Originalmente publicado em 1941).

MORISINI, Marília Costa et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, p.321-325, 2003.

PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão democrática no contexto da LDB, Revista Brasileira de Políticae Administração da Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 243-251, jul./dez. 1998.

RIBEIRO, José Querino. Fayolismo na administração das escolas públicas. São Paulo: Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, 1938.

SANDER, Benno. Administração da educação no Brasil: é hora da relevância. Educação Brasileira, Brasília,v. 4, n. 9, p. 8-27, 1982.

______. Política e gestão da educação no Brasil: momentos e movimentos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 263-276, jul./dez. 2001.

SGUISSARDI, Valdemar. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. Anais da Reunião Nacional da ANPEd, 24. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SILVEIRA, Adriano Dutra da et al. Um passo além da terceirização. Porto Alegre: Badejo Editorial, 2002.

TAYLOR, Frederick W. Principles of scientific management. New York: Harper and Row Publishers, 1911.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação pública, sua organização e administração, 1935. Ver também

TEIXEIRA,Anísio Spínola. A administração pública brasileira e a educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Riode Janeiro, v. 25, n. 61, 1956.

WEBER, Max. The theory of social and economic organization. New York: The Free Press, 1947 (original publicadona Alemanha em 1921).

WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes. O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil de 1991-1997. Campinas: Autores Associados/Anpae, 2001.

Published

2005-06-30

How to Cite

Sander, B. (2005). A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. Linhas Críticas, 11(20), 41–54. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3215

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.