A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3215Palavras-chave:
Políticas públicas;, Política educacional;, Gestão democrática versus gestão produtiva em educação;, Participação;, CidadaniaResumo
O estudo da produção do conhecimento em políticas e gestão da educação tem merecido atenção prioritária nos meios acadêmicos e profissionais do Brasil. Este trabalho insere-se nesse esforço intelectual. Seu objetivo é examinar duas vertentes que hoje ocupam crescente espaço na literatura especializada: a gestão produtiva, voltada para o mercado, e a gestão democrática, comprometida com a cidadania. A primeira vertente insere-se no contexto da lógica econômica e comercial própria da atual sociedade globalizada. A segunda é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela promoção da qualidade de vida humana na escola e na sociedade, definida em termos de participação eqüitativa nos bens econômicos e culturais produzidos coletivamente.
Downloads
Referências
BARROW, Clyde W. The strategy for selective excellence: redesigning higher education for global competitionin a pre-industrial society. Higher Education: international journal of higher education and educationalplanning, v. 31, p. 447-469, 1996.
BOK, Derek. Universities in the marketplace: the commercialization of higher education. New Jersey: PrincetonUniversity Press, 2003.
BUCHBINDER, Howard. The market oriented university and the changing role of knowledge. HigherEducation: international journal of higher education and educational planning, v. 26, p. 331-347, 1993.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira dePolítica e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002.
FAYOL, Henri. Administration industrielle et générale. Paris: Dunod, 1916.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. Petrópolis: Vozes, 1995.
KETTL, Donald F. The global public management revolution: a report on the transformation of governance.Washington: Brookings Institution Press, 2000.
LEÃO, Antônio Carneiro. Introdução à administração escolar. São Paulo: Melhoramentos, 1939.
LIMA, Licínio. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública.Campinas: Cortez, p. 17-19, 2002.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Organização e administração escolar. São Paulo: Melhoramentos,1963 (Originalmente publicado em 1941).
MORISINI, Marília Costa et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, p.321-325, 2003.
PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão democrática no contexto da LDB, Revista Brasileira de Políticae Administração da Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 243-251, jul./dez. 1998.
RIBEIRO, José Querino. Fayolismo na administração das escolas públicas. São Paulo: Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, 1938.
SANDER, Benno. Administração da educação no Brasil: é hora da relevância. Educação Brasileira, Brasília,v. 4, n. 9, p. 8-27, 1982.
______. Política e gestão da educação no Brasil: momentos e movimentos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 263-276, jul./dez. 2001.
SGUISSARDI, Valdemar. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. Anais da Reunião Nacional da ANPEd, 24. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SILVEIRA, Adriano Dutra da et al. Um passo além da terceirização. Porto Alegre: Badejo Editorial, 2002.
TAYLOR, Frederick W. Principles of scientific management. New York: Harper and Row Publishers, 1911.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação pública, sua organização e administração, 1935. Ver também
TEIXEIRA,Anísio Spínola. A administração pública brasileira e a educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Riode Janeiro, v. 25, n. 61, 1956.
WEBER, Max. The theory of social and economic organization. New York: The Free Press, 1947 (original publicadona Alemanha em 1921).
WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes. O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil de 1991-1997. Campinas: Autores Associados/Anpae, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.