A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola

Authors

  • Regina Vinhaes Gracindo Faculdade de Educação - UnB
  • Sonirza Correa Marques Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEE/DF
  • Olgamir Amância Ferreira de Paiva Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3213

Keywords:

Exclusão social;, Exclusão escolar;, Políticas públicas;, Políticas de educação

Abstract

Com o entendimento de que a desigualdade social e a concentração de renda no Brasil vêm se acentuando e assumindo formas cada vez mais perversas de exclusão social, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de exclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular. Para tanto, procurou identificar algumas interpretações dadas ao termo exclusão, identificando-o como uma contradição no movimento histórico do sistema capitalista. Além disso, buscou verificar como essa contradição que se implanta na modernidade, manifesta-se no campo da educação, sobretudo, no final do século XX e início do século XXI. Tal como nas políticas públicas globais do Estado, identificou-se o sentido de exclusão subjacente às políticas de educação, como instrumento de mediação para assegurar a estrutura de classes da sociedade capitalista. Procurando identificar políticas públicas de educação básica que visam à inclusão social, surgem alguns programas voltados para o atendimento à população carente, com o objetivo de inserir e manter essa população no sistema educacional, com destaque ao Programa Bolsa- Escola Federal, que se conforma como uma ação para garantia de renda mínima.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regina Vinhaes Gracindo, Faculdade de Educação - UnB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 1993). Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília ”“ UnB (reginagracindo@globo.com).

Sonirza Correa Marques, Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEE/DF

Mestre em Educação pela UnB. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal ”“ SEE-DF (SonirzaMarques@aol.com).

Olgamir Amância Ferreira de Paiva, Faculdade de Educação - UnB

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Professora da SEE-DF (olgamancia@brturbo.com.br).

References

AGUIAR, Marcelo. Relatório do Seminário Internacional Bolsa-Escola. Brasília: MEC, 2002a.

______.; ARAÚJO, Carlos Henrique. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: Unesco, 2002b.

AHLERT, Alvori. Exclusão social versusqualidade ética da educação. In: BONETI, Lindomar Wessler (Coord.). Educação, exclusão e cidadania. Ijuí: Unijuí, 2000, p. 39-64.

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pós-neoliberalismo:as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 9-23.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

______. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

______. Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho numa ordem neoliberal. In: DOURADO,Luiz Fernandes. Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 13-27.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Orgs.). Para além do fracasso escolar. São Paulo: Papirus, 2000a. p. 11-26.

______. Fracasso-sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 33-40, jan. 2000b.

AZEVEDO, Janete. Educação como política pública. São Paulo: Autores Associados. 2001a. (Coleção Polêmicasdo Nosso Tempo).

______. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica.In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; FERREIRA, Naura (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectiva e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001b. p. 17-42.

______. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação e Sociedade ,Campinas: Cedes, v. 23, n. 89, p. 49-71, set. 2002.

BONETI, Lindomar Wessler. Estado e exclusão social hoje. In: ZARTH, Paulo Afonso et al. Os caminhos da exclusão social. Ijuí: Edunijuí, 1998. p. 9-44. (Coleção Ciências Sociais).

______. As Política Educacionais, a Gestão da Escola e a exclusão social. In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; FERREIRA, Naura (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2. ed. São Paulo:Cortez, 2001. p. 213-241.

BORÓN, Atílio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.).Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 63-118.

BRUNO, Lúcia. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade(Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 15-45.

BUARQUE, Cristovam. O que é apartação: o apartheidsocial no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999. (ColeçãoPrimeiros Passos).

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. et al. As armadilhas da exclusão: desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 2000.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Trad.: Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 23, n.80, p. 169-201, 2002.

D'AVILA, José Luiz Piotto. A crítica da escola capitalista em debate. Petrópolis: Vozes; Ijuí: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação no Noroeste do Estado, 1985.

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as Políticas para a Educação Superior no Brasil nos anos 90. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 23, n. 80, p. 235-253, 2002.

DRAIBE, Sônia M. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: IPEA. Prioridades e perspectivas de políticas públicas para a década de 90. V. 4. Brasília: Ipea, 1989.

______. et al. Programas de Renda Mínima para Famílias Carentes: levantamento das experiências emetodologia de avaliação. In: LOBATO, Ana Lúcia (Org.). Garantia de renda mínima: ensaios e propostas.Brasília: Ipea, 1998. p. 203-250.

ESCOREL, Sarah. Vidas ao léu: uma etnografia da exclusão social. 1998. 290 f. Tese (Doutorado em Sociologia)Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Edunesp, 1997.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Estado, sociedade e gestão da educação: novas prioridades, novas palavras-de-ordeme novos velhos problemas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 13, n. 1, p. 8-18, jan./jun. 1997.

______.; BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação: o município e a escola. In: AGUIAR, Márcia Ângelada Silva; FERREIRA, Naura (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo:Cortez, 2001. p. 147-176.

HAYEK, Friedrich. August Von. O caminho da servidão. Trad.: Anna Maria Capovilla, José Ãtallo Stelle e Lianede Moraes Ribeiro. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

HELD, David; McGREW, Anthony. Prós e contras da globalização. Trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

HOBSBAWM, Eric John. A era do capital.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

______. A era dos extremos: o breve século XX ”“ 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

IBGE. Censo. Brasília, 2000.

IBGE. PNAD. Brasília, 2003.

IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais. Brasília, 2004.

INEP. Censo Escolar. Brasília, 2000.

JAGUARIBE, Hélio et al. Brasil 2000: para um pacto social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LOPES, José Rogério. A instituição dos Programas de Garantia de Renda Familiar Mínima ”“ PGRFM: críti-cas e apontamentos. In: SPOSATI, Aldaiza (Org.). Renda mínima e crise mundial: saída ou agravamento. SãoPaulo: Cortez, 1997. p. 155-173.

LUFT, Hedi Maria. O paradoxal papel da escola: promete incluir, excluindo. In: BONETI, Lindomar Wessler. Educação, exclusão e cidadania. Ijuí: Edunijuí, 2000. p. 117-124.

MARQUES, Sonirza Corrêa. Programa Bolsa-Escola Federal: limites e possibilidades de uma política pública.Dissertação de Mestrado, PPGE/UnB, Brasília, 2004.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MARX, Karl. Miséria da filosofia. Porto: Escorpião, 1976.

______. Trabalho alienado e superação positiva da auto-alienação humana. In: FERNANDES, Florestan(Org.). Marx e Engels. São Paulo: Ática, 1984a. p. 146-181 (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 36).

______. O capital: crítica da economia política. Livro 1, v. 2. Trad.: Reginaldo Sant’Anna. São Paulo: Difel, 1984b.

MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Reformas neoliberais e políticas públicas: hegemonia ideológica e redefinição das relações Estado-sociedade. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 23, n. 80, p. 13-24, 2002.

NASCIMENTO, Elimar. Exclusão social: as múltiplas dimensões do fenômeno. Brasília: UnB, 1994 (SérieSociológica, 111).

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional nos anos 1990: educação básica e empregabilidade. In: DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo:Xamã, 2001. p. 105-121.

PAIVA. Olgamir Amância Ferreira de. Gestão democrática e exclusão escolar: reflexos de uma política pública.Dissertação de Mestrado, PPGE/UnB, Brasília, 2002.

PASTORINI, Alejandra. Intervenções públicas para atender a pobreza e o assistencialismo na Era FHC. SerSocial: Revista do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília. Departamentode Serviço Social, v. 1, n. 1, p. 191-220, 2003.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: história de submissão e rebeldia. São Paulo: Casado Psicólogo, 1999.

PAUGAN, Serge. Por uma sociologia da exclusão: o debate com Serge Paugan. Ed. Maura Pardini Bicudo Véras.São Paulo: Educ, 1999.

PEREIRA, Potyara Amazoneida. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo:Cortez, 2002.

PINO, Mauro Del. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO,Gaudêncio (Orgs.). A cidadania negada. São Paulo: Cortez, 2001. p. 65-88.

RAMOS, Marlene de A. O Programa Bolsa-Escola Familiar para a educação no Distrito Federal: um estudo noParanoá. Dissertação de Mestrado, PPGE/UnB, Brasília, 1997.

SADER, Emir. Estado e democracia: os dilemas do socialismo na virada do século. In: ______.; GENTILI,Pablo (Orgs.). Pós”“neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis: Vozes, 1999. p.120-130.

SAWAIA, Bader et al. (Orgs.). As artimanhas da exclusão social:análise psicossocial e ética da desigualdade social. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

SILVA, Cármem Duarte da et al. De como a escola participa da exclusão social: trajetória de reprovação dascrianças negras. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jacqueline (Orgs.). Para além do fracasso escolar. SãoPaulo: Papirus, 2000. p. 27-46.

SILVA JUNIOR, João dos Reis. Mudanças estruturais no capitalismo e a política educacional do governoFHC: o caso do ensino médio. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 23, n. 80, p. 203-234, 2002.ISSN 0101-7330.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. Trad.: Maria Helena Albarran. 2. ed. São Paulo: Centauro, 1976.

SPOSATI, Aldaiza. Sobre os programas brasileiros de garantia de renda mínima ”“ PGRM. In: ______. (Org.).Renda mínima e crise mundial: saída ou agravamento. São Paulo: Cortez, 1997. p. 109-154.

______. Globalização da economia e processos de exclusão social: capacitação em serviço social e política social, crisecontemporânea, questão social e serviço social. Brasília: Cead, 1999.

______. Exclusão social e fracasso escolar. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 21-32, jan. 2001.

______. et al. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise. São Paulo:Cortez, 2003.

VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas educacionais em tempos de transição. Brasília: Plano, 2000.

Published

2005-06-30

How to Cite

Gracindo, R. V., Marques, S. C., & Paiva, O. A. F. de. (2005). A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola. Linhas Críticas, 11(20), 5–26. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3213

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.