Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers

Authors

  • Alice Fátima Martins

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2855

Keywords:

Desenho reproduzido;, Formação de professores;, Alfabetização

Abstract

O desenho reproduzido nas séries iniciais do ensino fundamental constitui o assunto deste artigo, cujo objetivo é analisar os princípios que sustentam a orientação para o seu uso na formação do professor, na modalidade Normal, contextualizando sua dimensão histórica e confrontando as concepções desse uso com a prática pedagógica observada em uma turma de primeira série. Trata-se de um estudo de tipo etnográfico, no qual foi possível mapear as influências históricas, no Brasil, da utilização da imagem impressa no ensino. Também foram registrados e analisados os modos como o desenho reproduzido e o processo de alfabetização se relacionam no contexto de sala dc aula. Ficou evidenciada a necessidade de ressignificação do processo de alfabetização, dando, ao ato de ler e escrever, as dimensões sociais, culturais e estéticas das quais a criança faz parte.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2000-12-31

How to Cite

Martins, A. F. (2000). Printed drawing and the formation of early level of schooling teachers. Linhas Críticas, 6(11), 33–50. https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2855

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.