Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8221

Palavras-chave:

Método, Análise temática dialógica, Pesquisa qualitativa, Dialogismo

Resumo

Este artigo pretende exemplificar a utilização do Método da Análise Temática Dialógica a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a produção de significados das concepções de gênero em professores, por meio de suas narrativas de história de vida. A partir dos dados produzidos foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos os mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, e (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação nas concepções de gênero dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02.02.2018

Como Citar

Silva, C. C. da, & Borges, F. T. (2018). Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Crí­ticas, 23(51), 245–267. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8221

Edição

Seção

Dossiê: Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação