Lógicas da institucionalização da avaliação das escolas: uma meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202453172

Palavras-chave:

Escola pública, Avaliação de escolas, Meta-análise

Resumo

O presente estudo organiza-se na linha dos estudos meta-analíticos, tendo como objeto de análise a avaliação de escolas, enquanto política educativa de charneira. Estando metodologicamente suportado na Teoria Fundamentada nos Dados, na linha da revisão sistemática qualitativa, o objetivo do estudo é sistematizar, de forma holística, os alinhamentos da avaliação de escolas em Portugal, enquanto objeto de estudo visado na investigação académica nacional. O quadro geral das nossas ilações aponta para uma normalização do funcionamento das escolas e dos sentidos da prestação do serviço educativo público no âmbito de uma cultura hegemónica de performatividade, definitivamente instituída pela avaliação interna e externa da escola pública portuguesa, cujos efeitos de democratização da decisão sobre a ação educativa surgem substancialmente diminuídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Ramalho, Escola Superior de educação, Politécnico de Viseu, Portugal

Professor Adjunto da Área Disciplinar de Ciências da Educação, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação –Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Doutor em Organização e Administração Escolar. Investigador Integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. E-mail: hpramalho@esev.ipv.pt

Publicado

16.12.2024

Como Citar

Ramalho, H. (2024). Lógicas da institucionalização da avaliação das escolas: uma meta-análise. Linhas Crí­ticas, 30, e53172. https://doi.org/10.26512/lc30202453172

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.