Lógicas da institucionalização da avaliação das escolas: uma meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202453172Palavras-chave:
Escola pública, Avaliação de escolas, Meta-análiseResumo
O presente estudo organiza-se na linha dos estudos meta-analíticos, tendo como objeto de análise a avaliação de escolas, enquanto política educativa de charneira. Estando metodologicamente suportado na Teoria Fundamentada nos Dados, na linha da revisão sistemática qualitativa, o objetivo do estudo é sistematizar, de forma holística, os alinhamentos da avaliação de escolas em Portugal, enquanto objeto de estudo visado na investigação académica nacional. O quadro geral das nossas ilações aponta para uma normalização do funcionamento das escolas e dos sentidos da prestação do serviço educativo público no âmbito de uma cultura hegemónica de performatividade, definitivamente instituída pela avaliação interna e externa da escola pública portuguesa, cujos efeitos de democratização da decisão sobre a ação educativa surgem substancialmente diminuídos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Ramalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
