Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202450827

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Epistemologia, Análise de Conteúdo, Teoria do Conhecimento

Resumo

O texto apresenta uma Análise de Conteúdo em referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica sobre as características do Conhecimento Científico no ensino de Ciências da Natureza. Os documentos expressam a compreensão da realidade como objetiva e cognoscível, o conhecimento com base no realismo crítico, com gênese no intelectualismo e no criticismo, e se adota uma concepção externalista de Ciência. No ensino de Ciências da Natureza é valorizada a discussão sobre critério de verdade e relação ciência-sociedade, o que pode ser relacionado à influência positivista nesse campo. Observou-se que fundamentos de teorias de base estão implícitos, reforçando a necessidade do estudo desses elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Palmas, PR, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – campus Palmas. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Membro do grupo de pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. E-mail: joao.stadler@ifpr.edu.br

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Ciências Química pela Universitá degli Studi di Venezia (1995). Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Investigação do Ensino de Química. E-mail: bebeto@ced.ufsc.br

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do grupo de pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. E-mail: marcelolambach@utfpr.edu.br

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Chalmers, A. F. (1997). O que é ciência afinal? Editora Brasiliense.

Coelho, L. J. (2019). Ensino de Ciências fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica: Indicativos da produção acadêmica [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/items/50ed6a53-43e6-445c-a5e1-7f80d0440820

Cupani, A. O. (2009). Filosofia da Ciência. Filosofia/EAD/UFSC.

Ferraz, D. F., & Oliveira, J. M. P. de. (2006). As concepções de professores de Ciências e Biologia sobre a natureza da Ciência e sua relação com a orientação didática desses profissionais. Revista Varia Scientia, 6(12), 85–106. https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1515

Fonte, S. S. D. (2011). Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. Em A. C. G. Marsiglia. Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. (pp. 23-42). Autores Associados.

French, S. (2009). Ciência: Conceitos-chave em filosofia. Artmed.

Galvão, A. C., Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-critica. Autores Associados.

Galvão, A. C., Santos Júnior, C. L., Costa, L. Q., & Lavoura, T. N. (2021). Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Autores Associados.

Gasparin, J. L. (2012). Uma Didática para a pedagogia histórico-crítica. Autores Associados.

Gayer, V. P. (2022). A concepção de Ciência dos egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas: Rupturas e tensionamentos. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Guaiaca - Repositório Institucional. https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8574

Geraldo, A. C. H. (2014). Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados.

Hessen, J. (2003). Teoria do Conhecimento. Martins Flores.

Klein, S. G., & Muenchen, C. (2023). Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios da apreensão de temas na perspectiva da abordagem temática. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 22(2), 313-337. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_2_7_ex2012_823.pdf

Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2017). A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, 21(62), 531–541. http://doi.org/10.1590/1807-57622016.0917

Marsiglia, A. C. G. (2011). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Autores Associados.

Marsiglia, A. C. G., Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2019). Rumo à outra didática histórico-crítica: Superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, 19, 1–28. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380

Marx, K. (2016). Contribuição à crítica da economia política. Editora WMF Martins Fontes.

Massi, L., Souza, B. N. D., Sgarbosa, E. C., & Colturato, A. R. (2019). Incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências: Uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 212–255. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212

Messeder Neto, H. S. (2021). Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Química. Em A. C. Galvão, C. de L. S. Júnior, L. Q. Costa, & T. N. Lavoura. Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia (vol. 2, pp. 143–164). Autores Associados.

Messeder Neto, H. S. (2022). O ensino de Química na Pedagogia Histórico-Crítica: Considerações sobre o conteúdo e a forma para pensarmos o trabalho pedagógico concreto. Investigações em Ensino de Ciências, 27(2), 271–293. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p271

Netto, J. P. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. Expressão Popular.

Netto, J. P. (2022). O leitor de Marx. Civilização Brasileira.

Passos, C. G., & Del Pino, J. C. (2015). Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 8(3), 181–212. http://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.1834

Pires, I. S. (2020). O ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica: O que as práxis educativas revelam [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32852

Rosa, J. M. (2021). Contribuições de Biologia para a formação da concepção materialista, histórica e dialética de mundo. Em A. C. Galvão, C. de L. S. Júnior, L. Q. Costa, & T. N. Lavoura. Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia (vol. 2, pp. 165–182). Autores Associados.

Sampaio, R. C., & Lycarião, D. (2021). Análise categorial de conteúdo: Manual de aplicação. ENAP.

Sangiogo, F. A., & Marques, C. A. (2011). Compreensões sobre Representações de Estruturas Submicroscópicas à luz da Epistemologia de Hessen e Bachelard. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, Brasil. https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0213-1.pdf

Santos, C. S. (2005). Ensino de Ciências: Abordagem histórico-crítica. Armazém do Ipê.

Saviani, D. (2013). Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. Autores Associados.

Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Autores Associados.

Saviani, D. (2019). Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano, novas aproximações. Autores Associados.

Saviani, D., & Duarte, N. (2012). Pedagogia Histórico-Crítica e a luta de classes na educação escolar. Autores Associados.

Silva, M. B. (2023). Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Críticas, 29, e48021. https://doi.org/10.26512/lc29202348021

Silva, R. M. G., & Schneltzer, R. P. (2001). Bases epistemológicas e enfoques didáticos implicados na formação do educador. Anais da 24ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, Minas Gerais, Brasil. https://anped.org.br/sites/default/files/13_bases_epistemologicas_e_enfoques_didaticos_implicados_na_formacao_do_educador.pdf

Siqueira, R. M. (2022). Currículo e políticas curriculares na perspectiva histórico-crítica: Ensino de Química em análise. Appris.

Stadler, J. P., Marques, C. A., & Lambach, M. (2021). Concepção sobre a natureza e a construção do conhecimento de professores de licenciatura em Química do IFPR. Atas do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, Goiás, Brasil. https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76138

Valero, R., Leonardo Júnior, C. S., Massi, L., & Gomes, L. B. M. (2022). Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: Aspectos ontológicos e epistemológicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 39(3), 828–858. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571

Zaneti, J. de C., Almeida, H. A. de, Borges, M. Z., & Diniz, R. E. da S. (2020). Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: Articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, 12(26), 302. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322

Publicado

11.03.2024

Como Citar

Stadler, J. P., Marques, C. A., & Lambach, M. (2024). Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica. Linhas Crí­ticas, 30, e50827. https://doi.org/10.26512/lc30202450827

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.