Visão de Ciência no contexto do ensino de Ciências na Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202450827Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Epistemologia, Análise de Conteúdo, Teoria do ConhecimentoResumo
O texto apresenta uma Análise de Conteúdo em referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica sobre as características do Conhecimento Científico no ensino de Ciências da Natureza. Os documentos expressam a compreensão da realidade como objetiva e cognoscível, o conhecimento com base no realismo crítico, com gênese no intelectualismo e no criticismo, e se adota uma concepção externalista de Ciência. No ensino de Ciências da Natureza é valorizada a discussão sobre critério de verdade e relação ciência-sociedade, o que pode ser relacionado à influência positivista nesse campo. Observou-se que fundamentos de teorias de base estão implícitos, reforçando a necessidade do estudo desses elementos.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Chalmers, A. F. (1997). O que é ciência afinal? Editora Brasiliense.
Coelho, L. J. (2019). Ensino de Ciências fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica: Indicativos da produção acadêmica [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/items/50ed6a53-43e6-445c-a5e1-7f80d0440820
Cupani, A. O. (2009). Filosofia da Ciência. Filosofia/EAD/UFSC.
Ferraz, D. F., & Oliveira, J. M. P. de. (2006). As concepções de professores de Ciências e Biologia sobre a natureza da Ciência e sua relação com a orientação didática desses profissionais. Revista Varia Scientia, 6(12), 85–106. https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1515
Fonte, S. S. D. (2011). Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. Em A. C. G. Marsiglia. Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. (pp. 23-42). Autores Associados.
French, S. (2009). Ciência: Conceitos-chave em filosofia. Artmed.
Galvão, A. C., Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-critica. Autores Associados.
Galvão, A. C., Santos Júnior, C. L., Costa, L. Q., & Lavoura, T. N. (2021). Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Autores Associados.
Gasparin, J. L. (2012). Uma Didática para a pedagogia histórico-crítica. Autores Associados.
Gayer, V. P. (2022). A concepção de Ciência dos egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas: Rupturas e tensionamentos. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Guaiaca - Repositório Institucional. https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8574
Geraldo, A. C. H. (2014). Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados.
Hessen, J. (2003). Teoria do Conhecimento. Martins Flores.
Klein, S. G., & Muenchen, C. (2023). Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios da apreensão de temas na perspectiva da abordagem temática. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 22(2), 313-337. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_2_7_ex2012_823.pdf
Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2017). A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, 21(62), 531–541. http://doi.org/10.1590/1807-57622016.0917
Marsiglia, A. C. G. (2011). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Autores Associados.
Marsiglia, A. C. G., Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2019). Rumo à outra didática histórico-crítica: Superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, 19, 1–28. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380
Marx, K. (2016). Contribuição à crítica da economia política. Editora WMF Martins Fontes.
Massi, L., Souza, B. N. D., Sgarbosa, E. C., & Colturato, A. R. (2019). Incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências: Uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 212–255. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212
Messeder Neto, H. S. (2021). Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Química. Em A. C. Galvão, C. de L. S. Júnior, L. Q. Costa, & T. N. Lavoura. Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia (vol. 2, pp. 143–164). Autores Associados.
Messeder Neto, H. S. (2022). O ensino de Química na Pedagogia Histórico-Crítica: Considerações sobre o conteúdo e a forma para pensarmos o trabalho pedagógico concreto. Investigações em Ensino de Ciências, 27(2), 271–293. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p271
Netto, J. P. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. Expressão Popular.
Netto, J. P. (2022). O leitor de Marx. Civilização Brasileira.
Passos, C. G., & Del Pino, J. C. (2015). Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 8(3), 181–212. http://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.1834
Pires, I. S. (2020). O ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica: O que as práxis educativas revelam [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32852
Rosa, J. M. (2021). Contribuições de Biologia para a formação da concepção materialista, histórica e dialética de mundo. Em A. C. Galvão, C. de L. S. Júnior, L. Q. Costa, & T. N. Lavoura. Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia (vol. 2, pp. 165–182). Autores Associados.
Sampaio, R. C., & Lycarião, D. (2021). Análise categorial de conteúdo: Manual de aplicação. ENAP.
Sangiogo, F. A., & Marques, C. A. (2011). Compreensões sobre Representações de Estruturas Submicroscópicas à luz da Epistemologia de Hessen e Bachelard. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, Brasil. https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0213-1.pdf
Santos, C. S. (2005). Ensino de Ciências: Abordagem histórico-crítica. Armazém do Ipê.
Saviani, D. (2013). Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. Autores Associados.
Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Autores Associados.
Saviani, D. (2019). Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano, novas aproximações. Autores Associados.
Saviani, D., & Duarte, N. (2012). Pedagogia Histórico-Crítica e a luta de classes na educação escolar. Autores Associados.
Silva, M. B. (2023). Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Críticas, 29, e48021. https://doi.org/10.26512/lc29202348021
Silva, R. M. G., & Schneltzer, R. P. (2001). Bases epistemológicas e enfoques didáticos implicados na formação do educador. Anais da 24ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, Minas Gerais, Brasil. https://anped.org.br/sites/default/files/13_bases_epistemologicas_e_enfoques_didaticos_implicados_na_formacao_do_educador.pdf
Siqueira, R. M. (2022). Currículo e políticas curriculares na perspectiva histórico-crítica: Ensino de Química em análise. Appris.
Stadler, J. P., Marques, C. A., & Lambach, M. (2021). Concepção sobre a natureza e a construção do conhecimento de professores de licenciatura em Química do IFPR. Atas do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, Goiás, Brasil. https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76138
Valero, R., Leonardo Júnior, C. S., Massi, L., & Gomes, L. B. M. (2022). Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: Aspectos ontológicos e epistemológicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 39(3), 828–858. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571
Zaneti, J. de C., Almeida, H. A. de, Borges, M. Z., & Diniz, R. E. da S. (2020). Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: Articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, 12(26), 302. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Paulo Stadler, Carlos Alberto Marques, Marcelo Lambach
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.