Estudos de plataforma

dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150

Palavras-chave:

Plataformas, Mídias sociais, Privacidade, Dataficação, Educação

Resumo

O estudo exploratório teve o objetivo de analisar quatro plataformas dotadas de mecanismos automatizados de coleta de dados sobre o comportamento dos usuários e utilizadas crescentemente nas atividades didático-pedagógicas de escolas e universidades. Os dados coletados por essas plataformas abrangem o desempenho dos estudantes em atividades de estudos e a performance em testes. Para alegados fins de aprimoramento do ensino, a atuação docente e a gestão escolar são referenciados por padrões de eficiência e qualidade pré-estabelecidos. A análise demonstrou que essas plataformas operam inseridas nos fenômenos da dataficação, comodificação e do capitalismo de vigilância. Seu uso se amplia em detrimento de uma melhor compreensão dos seus impactos nas práticas educacionais, em particular a aprendizagem e a natureza da educação pública.

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Biografia do Autor

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Professor do Instituto UFC Virtual e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Grupo de Pequisas LER/CNPq. E-mail: eduardoj@virtual.ufc.br

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Publicado

05.08.2020

Como Citar

Santos Junqueira Rodrigues, E. (2020). Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Crí­ticas, 26, e28150. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150

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