Estudos de plataforma

dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150

Palavras-chave:

Plataformas, Mídias sociais, Privacidade, Dataficação, Educação

Resumo

O estudo exploratório teve o objetivo de analisar quatro plataformas dotadas de mecanismos automatizados de coleta de dados sobre o comportamento dos usuários e utilizadas crescentemente nas atividades didático-pedagógicas de escolas e universidades. Os dados coletados por essas plataformas abrangem o desempenho dos estudantes em atividades de estudos e a performance em testes. Para alegados fins de aprimoramento do ensino, a atuação docente e a gestão escolar são referenciados por padrões de eficiência e qualidade pré-estabelecidos. A análise demonstrou que essas plataformas operam inseridas nos fenômenos da dataficação, comodificação e do capitalismo de vigilância. Seu uso se amplia em detrimento de uma melhor compreensão dos seus impactos nas práticas educacionais, em particular a aprendizagem e a natureza da educação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Professor do Instituto UFC Virtual e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Grupo de Pequisas LER/CNPq. E-mail: eduardoj@virtual.ufc.br

Referências

Altschool. (s.d.). About us. https://www.altschool.com/about-us

Classdojo. (s.d.). Sobre nós. https://www.classdojo.com/pt-br/about

Coursera. (s.d.). About us. https://www.coursera.org/about/privacy

D'Andrea, C. (2019). Das plataformas aos métodos digitais: percursos e percalços. [Palestra proferida na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador (BA)]. https://www.facebook.com/lab4O4/videos/2193643010731266

Davis, C., Deil-Amen, R., & Rios-Aguilar, C. (2012). Social Media in Higher Education: A literature review and research directions. https://works.bepress.com/hfdavis/2

Gikas, J., & Grant, M. (2013). Mobile computing devices in higher education: Student perspectives on learning with cellphones, smartphones and social media. The Internet and Higher Education, 19,18-26. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2013.06.002

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.

Gillespie, T. (2010). The politics of 'platforms'. New Media & Society, 3(1), 347–364. https://doi.org/10.1177%2F1461444809342738

Helmond, A. (2015). The platformization of the web: Making web data platform ready. Social Media + Society, 5. https://doi.org/10.1177%2F2056305115603080

Junco, R. (2012). The relationship between frequency of Facebook use, participation in Facebook activities, and student engagement. Computers & Education, 58(1), 162-171. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.08.004

Mao, J. (2014). Social media for learning: A mixed methods study on high school students’ technology affordances and perspectives. Computers and Human Behavior, 33(2), 213-223. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.01.002

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos da metodologia científica. Atlas.

Murugesan, S. (2007). Understanding Web 2.0. IT Professional, 9(4), 34-41. https://doi.org/10.1109/MITP.2007.78

Van Dijck, J. (2013). The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford University Press.

Van Dijck, J., & Poell, T. (2018). Social media platforms and education. In J. Burgess, A. Marwick, & T. Poell (Eds.), The SAGE Handbook of Social Media. SAGE.

Van Dijck, J., Poell, T., & De Wall, M. (2018). The platform society. Oxford University Press.

Williamson, B. (2017). Learning in the 'platform society': disassembling an educational data assemblage. Research in Education, 98(1), 59-82. https://doi.org/10.1177%2F0034523717723389

Yujie, X. (2019). Camera Above the Classroom. Chinese schools are using facial recognition on students. But should they? Sixty Tone Magazine. https://www.sixthtone.com/news/1003759/camera-above-the-classroom. Recuperado em 08 mai. 2019.

Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. PublicAffairs.

Downloads

Publicado

05.08.2020

Como Citar

Santos Junqueira Rodrigues, E. (2020). Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Crí­ticas, 26, e28150. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.