O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202350554Palavras-chave:
Educação Integral em Saúde Escolar, Crianças de Grupos Minoritários, Direitos da Criança, SalutogêneseResumo
Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.
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