Professor tutor: papéis, funções e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5053

Palavras-chave:

Professor tutor, Formação de professores, Educação a distância

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma investigação sobre o papel e a prática de professores tutores de diferentes regiões do país que trabalham com a formação de professores a distância. Um questionário foi aplicado a 386 professores tutores para avaliar os diferentes papéis que ocupam e a intensidade com que se percebem neles, bem como as funções desenvolvidas por esses sujeitos. Os dados foram submetidos a análises descritivas e cruzamentos. Os resultados evidenciam que o tutor carece de identidade profissional e que, apesar da variedade de papéis ocupados simultaneamente, exerce com maior intensidade o papel de motivador. Suas funções revelam transitoriedade entre uma prática pedagógica e uma prática administrativa.

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Biografia do Autor

Marta Fernandes Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Cubatão. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNICAMP. Email: marta_fgarcia@yahoo.com.br

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela USP. Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. Email: dirceu@unicamp.br

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Garcia, M. F., & da Silva, D. (2017). Professor tutor: papéis, funções e desafios. Linhas Crí­ticas, 23(50), 28–50. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5053

Edição

Seção

Artigos