A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4853

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Neoliberalismo, Capital humano

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantirlhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação nas Ciências. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial/GEPE da UFSM.Professora pertencente ao Domínio Conexo. Área da Educação. Trabalha no ensino em Cursos de Licenciatura e atua na Pesquisa e na Extensão Universitária em Programas de formação de professores da Educação Básica.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo -USP. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especia, da UFSM. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/UFSM/CNPq. Desenvolve pesquisas relacionadas com os seguintes temas: Educação Especial e Processos inclusivos; Práticas de Inclusão nas Instituições; Artefatos Culturais e Processos de Subjetivação. 

Referências

BAUMAN, Zigmund. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão, Brasília, v. 4, n. 1, p. 9-17, jan.-jun. 2008.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS Hubert. (Orgs.). Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. 231-249.

______. Poder e saber. In: MOTTA, Manoel Barros (Org.). Michel Foucault: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2003. p. 223-240.

______. Microfísica do poder. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______. A verdade e as formas jurídicas. 4. ed. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

GADELHA, Sylvio. Governamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 32, p. 171-186, maio-ago. 2009.

______. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter. Um outro estrangeiro: entre a pedagogia e a educação; entre a polícia e a política. In: KOHAN, Walter. (Org.). Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 35-56.

LOBO, Lília Ferreira. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão escolar, currículo diferença e identidade. In: LOPES, Maura Corcini; DAL'IGNA, Maria Cláudia (Orgs.). In/exclusão: nas tramas da escola. Canoas: Ed. Ulbra, 2007. p. 11-33.

______. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (Orgs.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica, 2009a. p. 107-130.

______. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 34, p. 153-169, maio-ago. 2009b.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LÓPES-RUIZ, Oswaldo. Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

MARSHALL, James. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael; BESLEY, Tina (Orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25-39.

REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e educação: há algo de novo sob o sol? In: ______. (Org). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-56.

______. Incluir para saber. Saber para excluir. Pro-Posições, São Paulo, v. 12, n. 2-3, p. 22-31, jul.-nov. 2001. Disponível em: <http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/edicoes/sumario24.html>. Acesso em: 27 maio 2015.

______. Delírios avaliatórios: o currículo desvia para a direita ou um farol para o currículo. In: FAVACHO, André; PACHECO; SALES, Shirlei. (Orgs.). Currículo: conhecimento e avaliação: divergências e tendências. Curitiba: CRV, 2013. p. 155-175.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão e governamentalidade. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 100, p. 947-963, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1528100.pdf>. Acesso em: 27 maio 2015.

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Rigo, N. M., & Naujorks, M. I. (2016). A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas. Linhas Crí­ticas, 22(47), 210–228. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4853

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.