Transformações das figuras de si e do outro na mediação biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348135

Palavras-chave:

Narrativas da experiência, Acompanhamento, Formação de formadores

Resumo

O memorial de formação, enquanto dispositivo de pesquisa-ação-formação, compreende dois níveis de reflexão narrativa que se realizam ao narrar a experiência vivida e ao reinterpretar a experiência narrada. O artigo focaliza passagens de um nível para outro, articulando a tríplice mimese, concebida por Ricœur (1994), e as três dimensões da mediação biográfica. As figuras do mediador e do narrador, propostas por Josso (2006; 2010a), simbolizam aqui as mudanças na representação de si, provocadas pela escrita, tanto para a pessoa que narra, quanto para quem a acompanha. O interesse do artigo é contribuir para a compreensão do acompanhamento dos processos de biografização na formação de professores e de formadores.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3, Montpellier (1981). Professora titular da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do CNPq Pq1-D. Líder do Grupo Interdisciplinar de pesquisa, Formação, Auto.biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). E-mail: mariapasseggi@gmail.com

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Publicado

05.09.2023

Como Citar

Passeggi, M. da C. (2023). Transformações das figuras de si e do outro na mediação biográfica. Linhas Crí­ticas, 29, e48135. https://doi.org/10.26512/lc29202348135

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas

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