Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202348021Palavras-chave:
Neoliberalismo, Educação Escolar, Concepções Pedagógicas Hegemônicas, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Procura-se analisar a formação de professores influenciada por determinadas concepções pedagógicas hegemônicas na relação entre o status quo histórico-social e a educação escolar. Neste exame crítico optou-se, via pesquisa teórico-bibliográfica, recorrer a pressupostos da concepção dialética da história em consonância com a pedagogia histórico-crítica. A formação de professores, à luz das concepções pedagógicas hegemônicas, corrobora para um estatuto flexível e volátil do professor. Adverte-se para a crítica, elucidada pelo esforço coletivo de elaboração da pedagogia histórico-crítica, a tais concepções pedagógicas hegemônicas e para efetivação de proposições para a formação de professores.
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