Papéis desempenhados por docentes em projetos inovadores na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347187

Palavras-chave:

Educação Superior, Inovação Educacional, Papel do Docente

Resumo

Esta pesquisa qualitativa ex-post-facto objetiva compreender o papel de docentes em projetos inovadores na educação superior brasileira, aplicando a técnica da análise de conteúdo a 23 relatos e quatro entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que docentes desempenharam cinco papéis: protagonista, coadjuvante, herói, antagonista e público. Características pessoais como motivação e resiliência são capazes de compensar a ausência de outros fatores e influenciar positivamente o comportamento inovador. A dificuldade para desempenhar um papel diferente de transmissor de conhecimento e a falta de tempo devido ao excesso de trabalho dificultam o envolvimento em projetos inovadores.

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Biografia do Autor

Carla Campana, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Professora e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem na Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getulio Vargas. E-mail: carla.campana@fgv.br

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Publicado

22.05.2023

Como Citar

Campana, C. (2023). Papéis desempenhados por docentes em projetos inovadores na educação superior. Linhas Crí­ticas, 29, e47187. https://doi.org/10.26512/lc29202347187

Edição

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