Coordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria do Socorro Ribeiro Padinha Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4113

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Legislação educacional, Formação crítica, Práticas pedagógicas, Relações raciais

Resumo

A coordenação pedagógica é analisada segundo sua dimensão na definição de políticas educacionais internas. A interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, entre os quais a formação dos alunos para a criticidade, conforme a Resolução CEB nº 2, de 7 de abril de 1998, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A partir do princípio de que trata a referida resolução e dos novos marcos legais para a diversidade, concluímos pela ausência de domínio teórico-conceitual de duas coordenadoras pedagógicas no exercício de suas atuações pedagógicas junto às escolas.

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Publicado

02.05.2013

Como Citar

Coelho, W. de N. B., & Padinha, M. do S. R. (2013). Coordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais. Linhas Crí­ticas, 19(38), 229–250. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4113

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