Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Ediléia Alves Mendes Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Dayse Magna Santos Moura Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes
  • Railma Aparecida Cardoso Marinho Correio Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4574

Palavras-chave:

Políticas públicas, Qualidade do ensino, Gestão educacional

Resumo

Trata-se de resultados parciais de pesquisa em rede que investiga a “gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: desafios do Plano de Ações Articuladas (PAR)”. Objetiva analisar como o PAR contribui para melhoria de índices educacionais. Numa abordagem qualitativa, realizou-se entrevista com secretários de educação e técnicos de quatro municípios do Norte de Minas Gerais e visitas in loco para monitorar ações. A pesquisa mostra melhoria da estrutura e funcionamento de escolas, mas não da qualidade do ensino. A morosidade na análise das propostas e na liberação de recursos por parte do MEC emperra o cumprimento de ações nos municípios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediléia Alves Mendes Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Métodos e Técnicas
Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes.)

Dayse Magna Santos Moura, Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes. 

 

Railma Aparecida Cardoso Marinho Correio, Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes

Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ARRETCHE, Marta T. S. Políticas sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. RBCS-Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), v.14, nº 40, pp. 111-141. Junho. 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. CONAE 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. 1ª Ed. Brasília, 2010. 121 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf> Acesso em: 8 maio 2010.

_______, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Saeb/Censo Escolar. Resultado e Metas. IDEB/INEP, 2013. Disponível em: Acesso em: 5 jun. 2013.

CASTANHO, Sérgio. Globalização, Redefinição do Estado Nacional e Seus Impactos. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2003. pp. 13-37.

COSTA, A. S. A. inédito. Pirapora. 30 set./2010. Fita cassete de (60 min.). Entrevista concedida a José Normando.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), vol.28, n. 100 ”“ Especial, pp. 965-987, out., 2007.

HOFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), ano XXI, nº 55, pp. 30-41, Nov., 2001.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA. Censo da educação básica 2012 resumo técnico. Brasília: INEP, 2013. 42 p. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2013.

JORGE, M. J. B. inédito. Januária. 8 ago./2010. Fita cassete de (60 min.). Entrevista concedida a Railma Aparecida Cardoso Marinho.

OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, Florianópolis, Centro de Ciências da Educação-UFSC, v. 23, n. 02, pp. 279-301, jul./dez., 2005.

OLIVEIRA, J. R.. inédito. Bocaiúva. 30 set./2010. Fita cassete de (30 min.). Entrevista concedida a Márcio Antônio Silva e Antonio Maurílio Alencar Feitosa.

SAVIANI, Dermeval. PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Análise crítica da política do MEC. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

_______, Dermeval. O Plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, pp. 1231-1255, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 13 set. 2011.

SILVA JÚNIOR. João dos Reis. Trabalho do professor na escola pública ”“ breves considerações. In: MONFREDINI, I. (Org). Políticas educacionais, trabalho e profissão docente. São Paulo: Xamã, 2008.

Downloads

Publicado

31.10.2015

Como Citar

Souza, E. A. M., Moura, D. M. S., & Correio, R. A. C. M. (2015). Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais. Linhas Crí­ticas, 21(45), 425–443. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4574

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.