Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Ediléia Alves Mendes Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Dayse Magna Santos Moura Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes
  • Railma Aparecida Cardoso Marinho Correio Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4574

Palavras-chave:

Políticas públicas, Qualidade do ensino, Gestão educacional

Resumo

Trata-se de resultados parciais de pesquisa em rede que investiga a “gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: desafios do Plano de Ações Articuladas (PAR)”. Objetiva analisar como o PAR contribui para melhoria de índices educacionais. Numa abordagem qualitativa, realizou-se entrevista com secretários de educação e técnicos de quatro municípios do Norte de Minas Gerais e visitas in loco para monitorar ações. A pesquisa mostra melhoria da estrutura e funcionamento de escolas, mas não da qualidade do ensino. A morosidade na análise das propostas e na liberação de recursos por parte do MEC emperra o cumprimento de ações nos municípios

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Biografia do Autor

Ediléia Alves Mendes Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Métodos e Técnicas
Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes.)

Dayse Magna Santos Moura, Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes. 

 

Railma Aparecida Cardoso Marinho Correio, Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes

Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes.

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Souza, E. A. M., Moura, D. M. S., & Correio, R. A. C. M. (2015). Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais. Linhas Crí­ticas, 21(45), 425–443. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4574

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