Formação tecnocientífica nas políticas educacionais para o ensino médio: uma perspectiva curricular

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4567

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Tecnociência, Ensino médio

Resumo

O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e objetiva estabelecer um diagnóstico crítico das estratégias políticas que operam na inserção de temas tecnocientíficos nas políticas curriculares para o ensino médio. A partir de uma análise documental, indica-se uma dupla tendência formativa na composição curricular para esta etapa da educação básica: por um lado, uma ênfase no despertar talentos, visando ao desenvolvimento econômico; por outro, uma abordagem mais cidadã focada na democratização do acesso aos saberes tecnocientíficos.

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Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira do Sul

doutor em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC. 

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2015). Formação tecnocientífica nas políticas educacionais para o ensino médio: uma perspectiva curricular. Linhas Crí­ticas, 21(45), 383–403. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4567

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

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