Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional

Autores

  • Fábio Machado Ruza Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Santuza Amorim da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Karla Cunha Pádua Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4514

Palavras-chave:

Professor universitário, Identidade profissional, Trabalho docente, Organização do trabalho, Satisfação profissional

Resumo

Neste artigo, sintetizam-se resultados de uma pesquisa que analisou os elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, triangulando dados de questionários e entrevistas narrativas aplicadas aos docentes, com a análise de documentos. Os dados revelaram que, na instituição pesquisada, as identidades profissionais se constroem, contraditoriamente, entrecruzando insatisfação profissional, decorrente da precariedade das condições de trabalho, e satisfação profissional relacionada ao ambiente de trabalho e à autonomia profissional.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Ruza, F. M., Silva, S. A. da, & Pádua, K. C. (2015). Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissional. Linhas Crí­ticas, 21(44), 179–198. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4514

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