A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano

Autores

  • Amanda Nogueira Pereira Universidade de Brasília - UnB
  • Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4507

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Aprendizagem, Crianças, Anos iniciais

Resumo

O presente estudo objetiva compreender o significado da avaliação para as crianças de quarto ano e as relações que elas estabelecem com o seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada com oito crianças que participaram de três encontros de grupo focal e uma entrevista individual. A análise priorizou as interações discursivas e as narrativas de duas participantes. Resultados sugerem que as crianças convivem com várias concepções de avaliação na prática escolar. Embora seja dominante a prática de testes com vistas à nota, elas demonstram um posicionamento crítico acerca da função da avaliação para a própria aprendizagem. Em sua complexidade, a condução da avaliação parece participar significativamente na construção do sentimento delas sobre a experiência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Lucinete Maria Souza. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2009.

FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. Concepções dinâmicas de si de crianças em escolarização: uma perspectiva dialógico-desenvolvimental. 2008. xvi, 264 p.: Tese (doutorado) - Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2008.

GUERRA, Miguel Ángel Santos. Uma fl exa no alvo: a avaliação como aprendizagem. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

HADJI, Charles. Avaliação desmistifi cada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva: uma perspectiva construtivista. 42. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RICHARDSON, Roberto; WAINWARIGHT, David. A pesquisa Qualitativa crítica é válida. In: RICHARDSON, Roberto (Org). Pesquisa Social. 3. ed. São Paulo: Ed. Atlas.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.

VILLAS BOAS. (Org.). Avaliação formativa: Práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS. Pedagogia: A avaliação na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. pp. 10-23. Disponível em:< http://www.fe.unb.br >. Acesso em: 15 set. 2013.

YOUTUBE. Chico Bento na escola. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2013.

Downloads

Publicado

18.05.2015

Como Citar

Pereira, A. N., & Freire, S. F. de C. D. (2015). A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano. Linhas Crí­ticas, 21(44), 199–217. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4507

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.