Experiências estéticas na docência: o cinema como dispositivo formativo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4322Palavras-chave:
Formação, Cinema, Experiência estética, DispositivoResumo
A potência formativa e as contribuições para a experiência estética docente que o cinema provoca nos tempos e espaços acadêmicos é evidente, seja na formação inicial, seja na formação continuada dos professores. Acreditamos que seria importante pensar, na formação docente, a educação do olhar. E o cinema, diante disso, pode provocar essa formação e implicar pessoas em experiências éticas e estéticas. Dessa forma, apresentamos uma experiência desenvolvida com professores da cidade de Santa Maria/RS, decorrente da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS no projeto: “Em tempos de formação - o cinema, a vida e o cuidado de si: Exercícios autobiográficos e coletivos na atividade docente”.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Milton José. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.
CASTORIADIS, Castoriadis. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1922.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. P. 81 a 95.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DUARTE, Rosália. O cinema de cada um. Aula inaugural do projeto cineclube nas escolas da SME/RJ. Março, 2012.
FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº. 40, jan.- abr. 2009.
HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre a educação ético-estética. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LETELIER, Hermán Rivera. A contadora de filmes. São Paulo: Cosak Naify, 2012.
MARQUES, Claudio e HUGHES, Marília. O Guarani. [Filme-Vídeo]. Produção de Claudio Marques, direção de Claudio Marques e Marília Hughes. Bahia, 2008. 1 documentário, 20 min.
NÓVOA, Antonio. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 155 a 187.
NÓVOA, Antonio (Org.) Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, Antonio.; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 97 a 118.
RAMOS, Ana Lúcia Azevedo e TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Os professores e o cinema na companhia de Bergala. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, jul -dez. 2010.
SOUTO, Marta. Repensando la formación: cuestionamentos y elaboraciones. 2007. (texto digitado ”“ Aceptado para publicar em la Revista N. 1 de Educación de Palermo).
SOUTO, Marta. et. al. Grupos y Dispositivos de Formacion. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires/ Faculdad de Filosofia y Letras: Ediciones Novedades Educativas, 1999.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Deslocando a câmera, imaginando cenas, criando roteiros: o cinema na formação de professores. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Escola, Tecnologias Digitais e Cinema. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 169 a 192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.