Autismo e práticas de cuidados durante a pandemia de Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243037

Palavras-chave:

Práticas de cuidado, Pandemia de covid-19, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a efetividade dos laços familiares desenvolvidos durante a pandemia de covid-19 por parte de famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista, considerando as relações de cuidado destinadas a esse público. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados aos familiares participantes. Os dados apontam para uma sobrecarga materna, a dificuldade de lidar com a pessoa com autismo em casa sem apoio e a interrupção e/ou oferta precária de tratamentos, acompanhamento psicológico e atendimento médico no contexto pandêmico. Evidenciou-se, assim, a necessidade de ações governamentais de suporte e apoio a essas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Carolina de Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2021). Doutoranda em Educação pela PUCPR. Professora na Prefeitura Municipal de Curitiba e Psicopedagoga Clínica no Centro de Especialidade Emiliano Perneta, Curitiba, Paraná. Membro do grupo de pesquisa Educação Brasileira: Aspectos Históricos, Filosóficos e Políticos. E-mail: joycfreitas@educacao.curitiba.pr.gov.br

Ana Paula Boff, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação em Química. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação de Química. E-mail: ana.boff2@gmail.com

Referências

American Psychiatric Association (APA). (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (5ª ed.). Artmed. https://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Brasil. (2012). Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm

Brasil. (2015). Lei 13.146, de 6 de julho de 2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Cardoso, D. C. M. C., Liporaci, G. F. dos S., & Rocha, A. N. D. C. (2021). A criança com transtorno do espectro autista e covid-19: uma revisão sistemática. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 8(2), 101-116. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p101-116

Fávero-Nunes, M. A., & Santos, M. A. dos. (2010). Itinerário terapêutico percorrido por mães de crianças com transtorno autístico. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(2), 208-221. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200003

Fernandes, A. D. S. A., Speranza, M., Mazak, M. S. R., Gasparini, D. A., & Cid, M. F. B. (2021). Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à covid-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2121. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2121

Fietz, H. M., & Mello, A. G. de. (2018). A multiplicidade do cuidado na experiência da deficiência. Revista Anthropológicas, 29, 114-141. https://doi.org/10.51359/2525-5223.2018.238990

Gadamer, H. G. (1998). Verdade e método. Vozes.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5ª ed.). Atlas.

Givigi, R. C. do N., Silva, R. S., Menezes, E. da C., Santana, J. R. S., & Teixeira, C. M. P. (2021). Efeitos do isolamento na pandemia por COVID-19 no comportamento de crianças e adolescentes com autismo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, 24(3), 618-640. http://doi.org/10.1590/1415-4714.2021v24n3p618.8

Goldenberg, M. (2005). Gênero e corpo na cultura brasileira. Psicologia clínica, 17(2), 65-80. https://doi.org/10.1590/s0103-56652005000200006

Kittay, E. F. (2011). The Ethics of Care, Dependence, and Disability. Ratio Juris, 24(1), 49-58. https://doi.org/10.1111/j.1467-9337.2010.00473.x

Lima, E. B. de, Ferreira, S. de M., & Lopes, P. H. (2020). Influências da eugenia na legislação educacional brasileira: as produções capacitistas na Educação Especial. Em M. Gesser, G. L Böck, & P. H. Lopes (Orgs.). Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social (pp. 165-188). CRV.

Lima, R. C., & Couto, M. C. V. (2020). Percepções sobre o autismo e experiências de sobrecarga no cuidado cotidiano: Estudo com familiares de CAPSi da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, 12(31), 217-244. https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69760

Medrado, A. A., Campos, R. C., Siquara, G. M., & Pondé, M. P. (2021). Saúde mental e qualidade de vida de pais de pessoas com TEA durante a pandemia covid-19: uma revisão narrativa. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 10(3), 507–521. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3545

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). (2020). Folha informativa – Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Organização Pan-Americana da Saúde. https://www.paho.org/pt/covid19

Orrú, S. E. (2020). Singularidades e impacto social del autismo severo en Brasil. Humanidades Médicas, 20(2), 334-363. http://scielo.sld.cu/pdf/hmc/v20n2/1727-8120-hmc-20-02-334.pdf

Silva, S. C. da, Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2019). A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, 15(2), 187-207. http://doi.org/10.5965/1984317815022019187

Szymanski, H. (2002). A Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Plano.

Who-Fic Foundation. (s.d.). Autism spectrum disorder. https://icd.who.int/dev11/f/en#/http%3A%2F%2Fid.who.int%2Ficd%2Fentity%2F437815624

Zanatta, E. A., Menegazzo, E., Guimarães, A. N., Ferraz, L., & Mota, M. da G. C. da. (2014). Cotidiano de famílias que convivem com o autismo infantil. Revista Baiana de Enfermagem, 28(3), 271-282. https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10451

Downloads

Publicado

03.10.2022

Como Citar

Freitas, J. C. de, & Boff, A. P. (2022). Autismo e práticas de cuidados durante a pandemia de Covid 19. Linhas Crí­ticas, 28, e43037. https://doi.org/10.26512/lc28202243037

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.