Autismo e práticas de cuidados durante a pandemia de Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243037

Palavras-chave:

Práticas de cuidado, Pandemia de covid-19, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a efetividade dos laços familiares desenvolvidos durante a pandemia de covid-19 por parte de famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista, considerando as relações de cuidado destinadas a esse público. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados aos familiares participantes. Os dados apontam para uma sobrecarga materna, a dificuldade de lidar com a pessoa com autismo em casa sem apoio e a interrupção e/ou oferta precária de tratamentos, acompanhamento psicológico e atendimento médico no contexto pandêmico. Evidenciou-se, assim, a necessidade de ações governamentais de suporte e apoio a essas famílias.

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Biografia do Autor

Joyce Carolina de Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2021). Doutoranda em Educação pela PUCPR. Professora na Prefeitura Municipal de Curitiba e Psicopedagoga Clínica no Centro de Especialidade Emiliano Perneta, Curitiba, Paraná. Membro do grupo de pesquisa Educação Brasileira: Aspectos Históricos, Filosóficos e Políticos. E-mail: joycfreitas@educacao.curitiba.pr.gov.br

Ana Paula Boff, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação em Química. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação de Química. E-mail: ana.boff2@gmail.com

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Publicado

03.10.2022

Como Citar

Freitas, J. C. de, & Boff, A. P. (2022). Autismo e práticas de cuidados durante a pandemia de Covid 19. Linhas Crí­ticas, 28, e43037. https://doi.org/10.26512/lc28202243037

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