A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242092

Palavras-chave:

Banco Mundial, Políticas educacionais, Produtividade da Educação, Avaliação da Educação, Qualidade da educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a influência do Banco Mundial no que diz respeito às políticas educacionais implementadas no Estado do Paraná. Sendo assim, destacam-se o Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) no Paraná, aprovado em 1994, e o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, instituído em 2012. O projeto de educação disseminado por esse organismo internacional é sustentando e negociado de acordo com os interesses da política interna paranaense e incorpora aspectos do campo empresarial, resultando na intensificação de processos avaliativos, na busca pela eficiência e eficácia e na participação e responsabilização dos sujeitos em prol de melhores resultados.

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Biografia do Autor

Mayara Haruka Watanabe Iijima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) (2021). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). E-mail: may_iijima@hotmail.com

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). E-mail: monicazan@uol.com.br

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Publicado

19.05.2022

Como Citar

Iijima, M. H. W., & Zanardini, I. M. S. (2022). A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná. Linhas Crí­ticas, 28, e42092. https://doi.org/10.26512/lc28202242092