A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242092

Palavras-chave:

Banco Mundial, Políticas educacionais, Produtividade da Educação, Avaliação da Educação, Qualidade da educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a influência do Banco Mundial no que diz respeito às políticas educacionais implementadas no Estado do Paraná. Sendo assim, destacam-se o Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) no Paraná, aprovado em 1994, e o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, instituído em 2012. O projeto de educação disseminado por esse organismo internacional é sustentando e negociado de acordo com os interesses da política interna paranaense e incorpora aspectos do campo empresarial, resultando na intensificação de processos avaliativos, na busca pela eficiência e eficácia e na participação e responsabilização dos sujeitos em prol de melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Haruka Watanabe Iijima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) (2021). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). E-mail: may_iijima@hotmail.com

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). E-mail: monicazan@uol.com.br

Referências

Banco Mundial. (1999). La educación en América Latina y el Caribe (Relatório 20248). https://documents1.worldbank.org/curated/en/991981468300538039/pdf/202480SPANISH0Educational0change.pdf

Banco Mundial. (2003). Um Brasil mais justo, sustentável e competitivo: estratégia de assistência ao país 2004 – 2007. https://documents1.worldbank.org/curated/en/199571467997853678/pdf/361160PORTUGUESE0BOX0327393B.pdf

Banco Mundial. (2012). Documento de Avaliação do Projeto do Empréstimo Proposto no Valor de US$350 Milhões de Dólares para o Estado do Paraná com a Garantia da República Federativa do Brasil. (Relatório 67388/BR). https://documents1.worldbank.org/curated/en/465531468015594208/pdf/NonAsciiFileName0.pdf

Barroso, J. (2005). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 26(92), 725-751. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300002

Barroso, J. (2006). O Estado e a educação: a regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. Em J. Barroso (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores (pp. 41-70). Educa.

Camargo, K. P. da S. (2018). Dívida Pública, Banco Mundial e Políticas Sociais: o Financiamento Externo da Política Educacional no Paraná (2011-2017). [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3927

De Tommasi, L. (2007). Financiamentos do Banco Mundial no setor educacional brasileiro: os projetos em fase de implementação. Em L. De Tommasi, M. Warde, & S. Haddad (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais (pp. 195-227). Cortez.

Figueiredo, I. M. Z. (2005). A construção da “centralidade da educação básica” na sociedade brasileira e paranaense. Edunioeste.

Gonçalves, M. D. de S., Santos, J. M. T. P., Gouveia, A. B., Gabardo, C. V., Locco, L. de A. de, Rech, P. E., Silva, S. T. da, Tavares, T. M., & Arcoverde, Y. F. de S. (2003). A presença do Banco Mundial e do Banco Interamericano no financiamento do Ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino do Paraná. Educar em Revista, 71-99. https://doi.org/10.1590/0104-4060.300

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). (2012a). Modelo lógico do Programa Formação em Ação. http://www.ipardes.gov.br/pdf/multissetorial/9_formacao_acao.pdf

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). (2012b). Modelo lógico do Programa Renova Escola. http://www.ipardes.gov.br/pdf/multissetorial/3_renova_escola.pdf

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). (2012c). Modelo lógico do Programa Sistema de Avaliação da Aprendizagem. http://www.ipardes.gov.br/pdf/multissetorial/4_avaliacao_aprendizagem.pdf

Mello, H. D. A. (2014). O Banco Mundial e a reforma educacional no Brasil: a convergência de agendas e o papel dos intelectuais. Em J. M. M. Pereira, & M. Pronko (Orgs.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013) (pp. 153-179). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Melo, A. A. S. (2005). A mundialização da educação: neoliberalismo e social democracia no Brasil e Venezuela. Trabalho, Educação e Saúde, 3(2), 397-408. https://doi.org/10.1590/S1981-77462005000200008

Nogueira, F. M. G., Figueiredo, I. M. Z., & Borges, L. F. (2003). O Projeto Qualidade no Ensino Público do Paraná – PQE: A estratégia da implementação das reformas liberais no Estado. Em F. M. G. Nogueira, & M. L. F. Rizotto (Orgs.). Estado e Políticas Sociais: Brasil – Paraná (pp. 85-100). Edunioeste.

Paraná. (2011). Lei nº 17.012 14 de dezembro de 2011. Governo do Estado do Paraná. Casa Civil. https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=62636

Paraná. (2014a). Projeto Multissetorial Para Desenvolvimento do Paraná: Manual Operativo do Projeto – MOP v. 1. Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. https://www.ipardes.pr.gov.br/sites/ipardes/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/multissetorial_document.pdf

Paraná. (2014b). Projeto Multissetorial Para Desenvolvimento do Paraná: Manual Operativo do Projeto - MOP v. 4. Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Secretaria de Estado e Educação. https://www.ipardes.pr.gov.br/sites/ipardes/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/multissetorial_mop_educacao_2014.pdf

Pronko, M. (2014). O Banco Mundial no campo internacional da educação. Em J. M. M. Pereira, & M. Pronko (Orgs.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013) (pp. 89-112). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Shiroma, E. O., Campos, R. F., & Garcia, R. M. C. (2005). Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, 23(02), 427-446. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999

Silva, M. A. da. (2002). Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Fapesp.

Sousa, S. E. de. (2013). A gestão educacional no Paraná 2011 – 2013. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. http://tede.unioeste.br/handle/tede/865

Tonet, I. (2020). Educação contra o capital. Terra sem amos.

Vior, S., & Cerruti, M. B. O. (2014). O Banco Mundial e a sua influência na definição de políticas educacionais na América Latina (1980-2012). Em J. M. M. Pereira, & M. Pronko (Orgs.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013) (pp. 113-151). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Publicado

19.05.2022

Como Citar

Iijima, M. H. W., & Zanardini, I. M. S. (2022). A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná. Linhas Crí­ticas, 28, e42092. https://doi.org/10.26512/lc28202242092

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.