Qualidade da educação: desfazendo a trama conceitual nos discursos

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4206

Palavras-chave:

Qualidade, Excelência, Educação

Resumo

Este trabalho aborda a qualidade na educação vinculando-a a excelência, tema central dos anos 80 no contexto das mudanças postas na trilha da crescente globalização, provocadora de medidas estratégicas para sua absorção pelas nações atingidas pelos tentáculos do capitalismo mundial em vias de acomodação a novas necessidades. Nessa ambientação, a educação é desafiada a alcançar índices de excelência para o preparo competente e competitivo dos indivíduos na nova sociedade tecnológica, do conhecimento e de contínua aprendizagem. Eis importante preocupação na atualidade. Tais relações impingem estudos para a compreensão dos conceitos e problemas que são enredados nesse complexo de ideias.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (UNESP, 2003). Atua na área de 'filosofia e educação' na Universidade Estadual de Londrina. É líder do Grupo de Pesquisa 'Positivismo e pragmatismo e suas relações com a educação'.

Referências

ARROYO, Miguel G. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em aberto, Brasília, INEP, v.11, n. 53, p. 46-63, jan. ”“ mar. 1992.

ASSMANN, Hugo. Pós-modernidade e agir pedagógico ”“ como reencantar a educação. In: Endipe, VII, 1996, Goiânia, Anais da VII Endipe, UFGO, 1996, p. 175.

BORRADORI, Giovanna. The american philosopher. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, v. 1, 1998.

CREMIN, Lawrence. The transformation of the school ”“ progressivism in American education, 1876-1957. New York: Vintage Books Edition, 1964.

DAVIDSON, Donald. Subjective, intersubjective, objective. Oxford: Clarendon Press, 2001.

DEWEY, John. The child and the curriculum. In: O’NEIL, William F. Rethinking education. Dubuque, Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company, 1983, p. 213-224.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HURWITZ, Sol. Civic partners: business and liberal education. Liberal education. Washington ”“ DC, Association of American Colleges and Universities, v. 68, n. 4, p. 323-328. 1982.

IOSIF, Ranilce M. Guimarães. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. 2007. 310 f. Tese (Doutorado em Política Social). Universidade de Brasília, DF, 2007.

LIPMAN, Matthew. Filosofia na sala de aula. Tradução: Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

NODDINGS, Nel. Excellence as a guide to educational conversation. Philosophy of education Yearbook. Illinois: 1992. 12p. Disponível em: <http://jotamac.typepad.com/files/nel-noddings-_-excellence-as-a-guide-to-educational-conversation.pdf>Acesso em: 30 jul. 2013.

OZMON, Howard. Filosofia da educação: um diálogo. Tradução: Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

RORTY, Richard. Educação sem dogma. Tradução: José Lívio Dantas. Filosofia, sociedade e educação, Marília ”“ SP, UNESP, v. 1, n. 1, p. 69 ”“ 79, jul. 1997.

SENDOR, Elizabeth. Harness competition and hoopla to hook kids on academic excellence. The American school board journal. United States, National School Boards Association, 169, p. 17-20, jun. 1982.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Epistemologia e ética da produção científica na atualidade latino-americana. Filosofia, sociedade e educação, Marília ”“ SP, UNESP, v. 2, n. 2, p. 87 - 96, ag. 1998.

SMITH, Stacy. Liberalism, Multiculturalism, and Education: Is there a Fit? Philosophy of Education Society website. Cornell University: 1995. 12p. Disponível em: <http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES-yearbook/95_docs/smith.html>. Acesso em: 30 jul. 2013.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1971.USA Government. A nation at risk: the imperative for educational reform. Washington: US Government Printing Office, 1983. mimeografado.

Downloads

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Henning, L. M. P. (2013). Qualidade da educação: desfazendo a trama conceitual nos discursos. Linhas Crí­ticas, 19(40), 669–689. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4206

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.