Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202242031Palavras-chave:
Educação infantil, Gestão escolar, Saberes da gestão escolarResumo
A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.
Downloads
Referências
Barros, C. M. P., Dias, A. M. I., & Therrien, J. (2020). Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas, 26, e30573. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573
Brasil. (1990). Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências). Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Brasil. (2010). Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed. https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7911/5017
Craidy, C. M., & Kaercher, G. (2001). Educação Infantil: pra que te quero. Artmed.
Dias, C. A. (2000). Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, 10(2). https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/330/252
Fernandes, F. S., & Campos, M. M. (2015). Gestão da Educação Infantil: um balanço da literatura. Educação em Revista, 31(1), 139-167. https://doi.org/10.1590/0102-4698111747
Freire, P. (1991). A educação na cidade. Cortez.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Atlas.
Jaguarão. (2016). Resolução n.º 01 de 1 de março de 2016. Conselho Municipal de Educação de Jaguarão-RS. https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/RESOLU%C3%A7%C3%83O-01.2016_CME-2.pdf
Jaguarão. (2020). Documento Orientador Municipal-território de Jaguarão-RS/2019-2020. Secretaria de Educação e Desporto. https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/decreto-n%C2%BA-139-2020-1.pdf
Kuhlmann Jr., M. (2004). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Mediação.
Libâneo, J. C. (2001). O sistema de organização e gestão da escola. Em J. C. Libâneo. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Alternativa.
Libâneo, J. C. (2007). Concepciones y prácticas de organización y gestión de la escuela: consideraciones introductorias para un examen crítico de la discusión actual en Brasil. Revista Española de Educación Comparada, (13), 155-192. http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7460/7128
Lück, H., Freitas, K. S., Girling, R., & Keith, S. (2012). A escola participativa: o trabalho do gestor escolar (10 ed.). Vozes.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Oliveira, I. C., & Vasques-Menezes, I. (2021). Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 876-900. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5341
Paro, V. H. (2007). Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. Ática.
Pimenta, S. G. (1996). Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor Revista da Faculdade de Educação da USP, 22(2), 72-89. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317
Rio Grande do Sul. (2018). Referencial curricular gaúcho: educação infantil. Secretaria de Estado da Educação. https://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf
Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. Cortez.
Tardif, M. (2011). Saberes docentes e formação profissional (12 ed.). Vozes.
Veiga, I. P. A. (2009). Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, 3(4), 163-171. https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109/298
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaina Sosa Ribeiro, Juliana Brandão Machado
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.